Por Luis Carneiro / Foto Pablo Contreras

Confira a entrevista com Luiz Gustavo Salvático, gerente regional da Plaenge, que conta como a quarentena vai refletir no setor imobiliário.

VIVER: O que já mudou na nossa relação com a casa?

Salvático: A casa sempre foi o grande objetivo, o grande sonho das pessoas. Com o passar do tempo ela foi ficando de lado. A quarentena mostrou o quanto é ter um lar em que você se sinta bem. As pessoas começaram a dar valor para as coisas boas de estar em casa, ler um livro, cuidar de si mesmas, fazer sua própria comida. Nós temos percebido que muitas pessoas também começaram a perceber as deficiências da sua casa. Ou está muito apertada ou falta uma churrasqueira. Isso tudo vai refletir no setor imobiliário.

VIVER: É possível que as pessoas invistam em um novo imóvel?

Salvático: Muita gente gente adiou o sonho de uma casa melhor porque as prioridades eram outras. Vendo como a vida pode ser frágil, acredito que as pessoas vão se dar o direito de ter uma casa melhor. Vai ser o momento do resgate do morar bem, de estar feliz dentro do seu lar. 

VIVER: Como foi a sua quarentena?

Salvático: um pouco complicada porque ela foi antecipada. Quando começaram as notícias eu estava bem gripado, tossindo, com febre e o médico pediu para eu me resguardar. Então antes de iniciar a quarentena de todos eu já estava há 15 dias em casa. Foi um momento de muito aprendizado, de encontrar formas de trabalhar bem em casa. Eu fiz da minha sacada – que é o lugar que eu mais gosto, onde eu cozinho e me divirto – o lugar mais importante para trabalhar, virou meu escritório. Foi também um momento de convivência muito intensa com meus filhos e com a minha esposa e tem sido um momento muito bacana para resgatar a culinária que é uma das minhas paixões. Com a correria eu tinha deixado isso de lado e eu acho que eu nunca cozinhei tanto na minha vida, cada dia inventando uma coisa diferente. 

VIVER: E a Plaenge, como está lidando com o momento?

Salvático: É um momento de incerteza porque não sabemos quais serão os impactos na economia, mas sabemos que o mundo não para. Os negócios não vão parar. Esta é uma oportunidade de rever processos, de revisitar temas que estavam de lado e de ter um outro olhar para os nossos produtos que são as casas das pessoas. A nossa própria experiência com esse período ajudou a ter vários insights para melhorias. 

VIVER: O atendimento 100% digital já é uma realidade?

Salvático: Com certeza. Nós desenvolvemos um leque muito grande para atendimento digital dos clientes. Hoje nós conseguimos ir da apresentação do apartamento até a assinatura de contrato de forma toda remota, sem a pessoa nunca ter entrado no stand. São reinvenções da Plaenge e do mercado como um todo. Quem entender esse momento e se adaptar vai sair mais fortalecido.