Se você mora aqui e nunca fez o passeio de trem pela serra, pode devolver sua carteirinha de curitibano – a viagem é obrigatória para quem mora na cidade. O passeio, que pode durar até quatro horas, é longo, mas vale a pena pela vista incrível e pela oportunidade de saber mais sobre a história do nosso estado com os guias que ficam em alguns vagões. Montanhas, precipícios, pontes suspensas e até uma chaminé de usina abandonada no meio de um lago tornam a viagem inesquecível. O trem para no Parque Estadual Marumbi, onde acontece uma caminhada leve em uma trilha até a Estação Engenheiro Lang.

O contato com a natureza continua na segunda parte do trajeto. Na estação, é hora de embarcar em um jipe rumo a Morretes. A estrada é estreita, e há alguns solavancos pelo caminho, mas o trajeto é superdivertido e o contato com a mata, surpreendente:
rio limpinho para prática de esportes de aventura e vegetação preservada (com direito até a borboleta azul!) fazem parte da vista. Do jipe, o turista sai direto em um restaurante conveniado, para experimentar o clássico barreado com frutos do mar.

jeep

O começo da tarde serve para conhecer melhor a cidade histórica, antes de seguir para Paranaguá em uma van, onde a barca transporta os viajantes para a Ilha do Mel. O trajeto é curto, mas com um visual bacana, que inclui botos (quando eles resolvem aparecer) e ilhas com vegetação nativa.

ilhadomel

 

Opção imperdível para qualquer tipo e estilo de turista. Mesmo quem só tem um  fim de semana, estar na Ilha do Mel, nem que seja por um dia, acredite, já vale a viagem. Um dos mais belos e famosos destinos do nosso litoral, “a ilha”, como é carinhosamente chamada, é um verdadeiro presente da natureza. Em um só lugar, magníficas paisagens, praias isoladas e outras mais agitadas, principalmente no verão. Os pontos históricos, como o Forte, em Nova Brasília, é passeio obrigatório.

Subindo as escadarias do Farol das Conchas, curta a bela paisagem com um mar sem fim e belas montanhas. Dê preferência para ir ao entardecer e contemplar o pôr do sol lá de cima. Do outro lado da ilha, está Encantadas, por lá não deixe de conhecer a Grutas das Encantadas, cheia de lendas e histórias. Na ilha, ao todo são 16 praias em 35 quilômetros de costa. Uma estação ecológica protege a vegetação, os berçários de aves marinhas e diversas espécies de animais.

O que levar

Bagagens pequenas (de preferência mochila), tênis para caminhada, capa de chuva ou anorak, água, protetor solar, repelente, roupas leves, trajes de banho, roupas de frio, lanterna, máquina fotográfica e chinelos.

Onde ficar

Praia de Fora: Pousada Astral da Ilha | (41) 3426-8196
Praia Encantadas: Pousada Bob Pai & Bob Filho | (41) 3426-9006

Serviço

Pacote de três dias Serra Verde Express
(Parque Estadual Marumbi, Morretes e Ilha do Mel)