Você conhece todos os benefícios da acupuntura? A técnica milenar de origem chinesa trabalha o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. Por meio da aplicação de agulhas na pele é possível tratar e prevenir mais de 300 tipos de doenças de ordem física ou emocional.

Existem mais de 400 pontos mapeados pela acupuntura. Cada ponto estimulado representa um órgão ou parte do corpo. Hoje, inclusive os médicos, antes receosos, indicam a acupuntura como complemento no tratamento de diversas doenças. Essa mudança de comportamento deve-se aos resultados positivos que comprovam a eficácia da técnica chinesa na cura e tratamento de várias enfermidades.

Por isso, cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas, inclusive no tratamento de dependências químicas, tais como a nicotina, álcool e dependência de drogas em geral. Estudos comprovam que a técnica tem sido utilizada há mais de duas décadas para tratar problemas como o alcoolismo e a dependência de drogas, pois diminui o consumo e outros sintomas associados à abstinência, reduzindo a dependência.

Um percentual significativo de resultados favoráveis foi encontrado nos sintomas de ansiedade, fissura, supressão e recaída no abuso de álcool. A dependência alcoólica está na lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) como um distúrbio médico que pode se amenizar pela acupuntura. No caso do tabagismo, por exemplo, a acupuntura age aumentando a liberação de endorfinas e encefalinas no sistema nervoso central e atua excitando a via neural da recompensa (nigrostriatal). Com isso, ela inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas.

Tratamento

Como pode uma agulha inserida em alguma parte específica do corpo curar uma dor de cabeça, uma dor nas costas ou até mesmo um transtorno psíquico? Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, que ativam no cérebro a produção de substâncias que atuam como analgésicas, anti-inflamatórias e antidepressivas – como a endorfina, o cortisol e a serotonina. Ao entrar na pele, a agulha provoca uma microinflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Dessa forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes, fazendo-os até desaparecer. É claro que o sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional de credibilidade e que esteja apto a praticar a acupuntura. A técnica em conjunto com aconselhamento e grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos também trazem um excelente resultado.

Detox

Confira os benefícios que a acupuntura pode trazer nos tratamentos de cada substância, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

Álcool: diminui a necessidade de ingerir álcool

Cigarro: aumento na vontade de não fumar (13% dos casos), redução no hábito de fumar (20% dos casos) e redução no prazer de fumar (70% dos casos)

Cocaína: diminuição dos sintomas da abstinência em 44% dos casos

Heroína: diminuição dos sintomas da abstinência (anorexia, suor espontâneo e insônia) redução da frequência do uso de heroína

Desintoxicação de álcool: redução do álcool no sangue

Desintoxicação de tabaco: redução da concentração de nicotina