Sete dias: esse é o tempo da Dieta Detox. Ela ajuda o organismo a se livrar das toxinas, enxugar as gordurinhas e ainda dá para perder até 3 quilos! Sabe aquela sensação de desânimo, inchaço ou quando o cabelo ou pele fica sem brilho? Ah, e a comum insatisfação que temos com o peso? Tudo isso pode ser culpa da rotina. Duvida? Diariamente somos bombardeados por substâncias nocivas: medicamentos, conservantes, gorduras e muito mais. E o grande problema é que, com o tempo, isso se acumula e impede que o organismo funcione a todo vapor. Bianca Araújo, nutricionista da Vida Leve – empresa curitibana especializada em refeições saudáveis, – explica que quando você elimina o excesso de toxinas recupera energia e emagrece sem sacrifício. Além disso, a pele fica mais bonita, a acne diminui e a libido aumenta. Doenças comuns como dor de cabeça, problemas de constipação e outros distúrbios também tendem a melhorar, pois a dieta aumenta a vitalidade do corpo. Outra boa notícia é que não é preciso encarar um longo programade desintoxicação. “Sete dias são su cientes para notar mudanças significativas”, conta a nutricionista.

COMO FUNCIONA?

“Procuramos fazer uma dieta com um cardápio mais prático e que as pessoas consigam se adaptar sem grandes esforços”, explica Bianca. Carne vermelha, leite, glúten, açúcar e até mesmo o café ficam de fora. Entram em cena alimentos como a clorofila, sementes de linhaça e quinoa, carnes brancas, vegetais, castanhas, sucos especiais, shakes com biomassa de banana verde e lanches com farofa funcional. “Essa combinação de ingredientes faz parte do sucesso da dieta, assim como o encaminhamento diário das porções e o acompanhamento das nossas nutricionistas”, explica Elaine Cristina Schopping Imbiriba, proprietária da Vida Leve.

Durante os sete dias, o cliente recebe em casa sete refeições diárias preparadas pela empresa: desjejum, café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Vale lembrar que a dieta varia de pessoa para pessoa e o emagrecimento é uma consequência. O objetivo principal da dieta é a desintoxicação, mas é claro que a prática de exercícios físicos e o controle emocional podem influenciar – e muito! – no resultado.

Arianne Roberta Guedes Fagundes, nutricionista da Vida Leve do Bigorrilho, atende todos os dias homens e mulheres que estão à procura da dieta ideal. “Quando o cliente chega aqui, aplicamos um questionário para descobrir o que podemos melhorar no seu corpo por meio da alimentação”, destaca. Ela explica que esse estudo pode apontar vários incômodos e patologias, e é justamente por isso que fazer uma dieta de internet, sem o acompanhamento de um especialista, pode prejudicar o nosso corpo.

FÃ DA DETOX

A engenheira mecânica Renata Resende Godinho, de 34 anos, é uma das muitas fãs da Dieta Detox. No primeiro contato com a nutricionista, ela apontou alguns sintomas que consideramos comuns em nosso dia a dia, como as dores de cabeça, TPM e acne. “Queria também perder os cinco quilos residuais da gravidez e reduzir a taxa de gordura que estava acima da ideal. Além disso, precisava mudar o funcionamento do meu intestino preguiçoso e a constante sensação de inchaço”, diz. A nutricionista traçou o perfil de Renata, recomendou a Dieta Detox e passou a acompanhá-la durante a semana. “Costumo ver como está a aceitação dos alimentos, se tudo que é encaminhado está sendo ingerido e também procuro organizar os horários das refeições de acordo com a rotina de cada pessoa”, explica. A nutricionista faz de dois a três contatos com o paciente nesse período, pois precisa orientá-lo, caso ele sinta fome, e estar atenta ao mal-estar que pode ser comum nos dois primeiros dias. “O que acontece é que quando alguém se dispõe a fazer a Detox muda radicalmente a alimentação, principalmente na questão relacionada à absorção de carboidratos, que são a maior fonte de energia do nosso corpo. Então, o que era industrializado é substituído por alimentos mais funcionais e é possível sentir fraqueza e dor de cabeça por causa da mudança brusca”, explica, lembrando que cada corpo reage de uma forma diferente. Na Detox as porções são menores e consumidas mais vezes ao dia. “Eu achei difícil me adaptar a isso nos três primeiros dias. Eu acabava de comer e queria mais”, conta a engenheira. “Mas, depois que me acostumei ao tamanho e à frequência das porções, foi fácil.” Apesar das dificuldades no início, das porções reduzidas e de ter de deixar o café de lado, Renata conta que o resultado foi maravilhoso. “Perdi dois quilos, 1,5 cm de cintura, meu intestino passou a funcionar duas vezes por dia (inacreditável!), meu cabelo melhorou e minha pele e humor também. No nal da Detox eu me senti muito melhor, mais saudável e mais disposta”, conta. Os benefícios vão além da dieta: “Reeduquei minha alimentação para porções menores e mais frequentes. Também passei a comer mais frutas e verduras. Estou me sentindo melhor e mais bonita”. Logo depois desta entrevista para a VIVER Renata ia começar a sua segunda dieta. “Quero fazer a Detox uma vez ao mês. Primeiro porque me sinto muito bem e segundo porque, agora, me adaptei ao tamanho e à frequência das porções. A dieta fica mais fácil e prazerosa com o tempo.”

ESSA DIETA NÃO É PARA VOCÊ?

Conheça outras opções que a Vida Leve pode entregar em suas mãos

• DIETA FITNESS: É um programa proteico que dura seis dias e promove ganho muscular.

• DIETA ULTRARRÁPIDA: Sete dias com refeições de baixo nível de carboidrato. Proporciona a aceleração do metabolismo, emagrecimento e perda de gordura abdominal.

• DIETA BAIXO IG: Sete dias com refeições compostas de carboidratos integrais proporcionando perda de peso e reeducação alimentar.

VIDA LEVE

Av. Água Verde, 198 | 41 3013-4323 | Água Verde Rua Capitão Souza Franco, 606 | 41 3023-4313 | Bigorrilho Rua Augusto Severo, 381 | 41 3022-4313 | Alto da Glória vidaleve.net