Foto: Gerson Lima
Foto: Gerson Lima

Lavabo é o único ambiente da casa que os proprietários acabam não aproveitando tanto a versatilidade do papel de parede. Por isso, a dica é abusar da criatividade nesse am­biente, que geralmente é pequeno e utilizado por convidados. Os donos da casa não vão cansar e, se cansa­rem, basta procurar novas estampas e texturas. Realmente acredito que podemos abusar do papel de parece no lavabo, usando muitas cores e estampas. Ah!! Vale qualquer tipo de papel: não tem restrição. Lembran­do que é no lavabo que você pode dramatizar e deixar o ambiente ainda mais sofisticado.

Nitsa Vianna Soares é designer de interiores

 

 

DSC_2171 FOTO EM ALTA
Foto: Marcelo Stammer

Aqui a sala de jantar está integrada a ambientes sociais do apartamento. Para criar harmonia sem pesar na decora­ção, o papel de parede foi aplicado na parte superior da parede, criando um espaço de respiro com personalidade. O padrão clássico de fundo branco e estampa floral na cor fendi também contribuiu para dar um toque de sofistica­ção complementando a cartela de cores e texturas escolhidas. O papel de parede é um grande aliado na decoração e pode dar a sensação de amplitude ou de aconchego. É um recurso visual que possibilita vários efeitos estéticos, além de proporcionar estilo e personalidade aos espaços.

Soraya Surdi e Ligia Rosalinski são arquitetas

 

DSC_5424
Foto: Marcelo Stammer

O papel de parede transforma a decoração de um quarto rapidamente, trazendo mais aconchego. Para acertar na escolha, é válido avaliar o tamanho do ambiente, luminosidade, o uso que se faz dele e a personalidade de quem o ocupará. Também é preciso considerar o estilo da decoração: se já houver cores e texturas, é interes­sante investir em um papel mais neutro para garantir equilíbrio. Texturas florais têm um efeito mais delicado, enquanto os listrados e xadrez são clássicos. Os geomé­tricos deixam o ambiente contemporâneo. Já os papéis de parede com arabescos, flores e folhagens têm um ar mais rebuscado e ornamentado. Fazendo a escolha certa, o papel pode dar a identidade que você procura para o seu quarto.

Denise Leal Ribas e Carolina Leal Ribas são arquitetas

 

2015Nenad-GreyHouseTatielly-9220-Editar (2)
Foto: Nenad Radovanovic

Sempre digo que o papel de parede ou até mesmo algum outro revestimento decora­tivo é a cereja do bolo. Porque você pode fazer uma ambientação neutra para compor com outro detalhe do projeto ou apenas investir no papel de parede, que é fácil mudar. A dica, não só para compor salas ou hall de entrada, é que você tenha bastante cuidado na hora de escolher, para deixar harmonizado para que o papel não sobressaia a tudo o que existe no ambiente. Então, muito cuidado e muita harmonia ao compor as cores e ao compor as texturas, é importante fazer com que seja uma parede que ganhe desta­que, e não um ambiente inteiro.

Tatielly Zammar é arquiteta