Muitos pais têm dificuldade de estimular seus filhos a escovarem os dentes e, assim, esse momento pode ser estressante. Isso porque, muitas crianças não gostam da sensação da escovação, do sabor da pasta e muito menos de parar de brincar para escovar os dentes. 

E para tornar esse momento mais agradável para a criança, a odontopediatra  Dra. Liliana Temporão separou algumas dicas para estimular os pequenos na hora da escovação.

Confira:

1. Local da escovação: 

O ambiente da escovação tem que ser confortável. Vale até um banquinho para os pequenos alcançarem a pia. 

2. Use a criatividade: 

Seja contando uma história, cantando uma música, tornando esse momento agradável. Escovas coloridas com o personagem favorito da criança são bem-vindos. 

3. Ter mais paciência: 

Manter a calma e o pulso firme com a criança na hora da escovação é fundamental para que os pequenos entendam que escovar os dentes é bom e pode se tornar um momento gostoso do dia. 

Além das dicas, a odontopediatra respondeu perguntas sobre a importância dos alimentos e o desenvolvimento bucal da criança. Acompanhe:

Você sabe qual a importância dos alimentos para a saúde bucal da criança? 

Os alimentos são de extrema importância.

Introduzir variedade de  sabores até os 2 anos de idade ajuda a moldar o paladar. O açúcar deve ser evitado nesse período, evitando a dependência de doces . Além disso, a consistência dos alimentos influencia o trabalho de mastigação e o desenvolvimento do rostinho.

Por que a amamentação é tão importante para o desenvolvimento bucal da criança?

A amamentação é o primeiro passo do desenvolvimento do rosto do bebê. A  criança faz 4 movimentos com a mandíbula, jogando ela pra baixo, pra frente, pra cima e para trás. Uma ginástica para fortalecer a bochecha e o lábio. 

Na mamadeira, as crianças não praticam nem 50% dos exercícios com a mandíbula que são feitos no peito da mãe.

A amamentação além de desenvolver a mandíbula ensina a criança a respirar pelo nariz, isso porque na amamentação é preciso que a criança vede a boquinha no peito da mãe, obrigando-a a puxar o ar pelo nariz.

Quando a criança deve começar a usar o fio dental?

É preciso passar o fio dental desde o momento que um dentinho estiver encostado no outro. Não há uma idade ideal para começar a passar o fio dental, depende das características do dente da boca.

Por que é importante ensinar a criança mastigar dos dois lados? 

Porque, caso contrário, a mastigação pode causar assimetria da mandíbula do bebê. A mastigação do bolo alimentar tem que ser bem distribuída e é extremamente importante para o desenvolvimento da mandíbula. 

Além do mais, mordida cruzada é a primeira coisa que se precisa corrigir para não causar a assimetria.

Além da escovação diária, a visita periódica ao dentista desde os primeiros anos é imprescindível para avaliação e prevenção de problemas futuros.