Quando tudo dá errado só existem dois caminhos a seguir. Lamentar ou se reinventar. Depois de se deparar com vários obstáculos na empresa que impactaram diretamente na sua vida pessoal, a publicitária Lu Vanzella, diretora executiva da Agência Getz, decidiu que precisava de um novo começo.

Como naquelas histórias em que as pessoas só olham o sucesso, há nove anos quem olhasse para a vida profissional de Lu apontaria uma mulher realizada. Uma excelente carteira de clientes, a agência crescendo ano após ano, chegando a ter 70 colaboradores. O que não se via eram as relações desequilibradas entre os sócios. Um a um foram saindo, mas não sem levar clientes e deixar dívidas. O resultado foi uma conta de mais de R$ 1,5 milhão em dívidas bancárias, impostos atrasados e uma denúncia anônima no Ministério Público. Ao acordar com tanta conta para pagar, Lu caiu em uma crise depressiva profunda. “Cheguei a pesar 45 quilos”, revela.

É preciso ter clareza da missão 

Em um dos piores momentos da sua vida, ela lembrou de uma frase do psiquiatra austríaco Viktor Frankl, de quem leu vários livros. “Nada proporciona melhor capacidade de superação e resistência aos problemas e dificuldades em geral do que a consciência de ter uma missão a cumprir na vida”. “Essa missão foi, é e sempre será os meus filhos. Passei todas essas dificuldades porque sempre fui sozinha para cuidar dos dois. Na última crise, quando terminei a sociedade, o Paulo Victor já estava na faculdade e eu tinha que pagar as mensalidades. Não podia parar, pois tenho uma missão a cumprir que atende pelos nomes de Paulo Victor e Victor Hugo”, afirma. 

Assuma a direção

O que Lu Vanzella tem certeza é que nada chegaria a esse ponto se ela tivesse exercitado a autorresponsabilidade, que está ligada a tudo o que você permite que aconteça em sua vida pessoal e profissional. “A cada sócio que entrava, a cada negociação ruim que ia sendo feita, eu percebia que não ia dar certo mas não conseguia impor minha vontade. Ao invés de enfrentar o problema ia deixando para depois”, lembra.

“A partir do momento em que você percebe que a única pessoa responsável pela vida que tem levado é você mesmo, e que, para mudá-la, você mesmo terá que agir, e não as outras pessoas, tudo fica mais fácil de digerir, mais fácil de lidar. Não é tão simples colocar isso em prática, mas se você pensar que no final toda conta vem para  a sua mesa, entende que ter controle da situação é a melhor coisa a fazer”, ensina.

Procure ajuda

A publicitária conta que além da psicóloga e do homeopata Miguel Meister, que já lhe acompanhava há bastante tempo, ter contato com o Instituto Mãos Sem Fronteiras foi fundamental. “Conheci a meditação por meio de Lilian Miranda e também a técnica de estimulação neural que se aplica utilizando as mãos. A prática aumenta a concentração, diminui níveis de estresse e resulta em maior equilíbrio emocional”, explica.

Foi também por meio do Mãos Sem Fronteiras que Lu Vanzella fez o Caminho de Santiago. “Foi uma das maiores experiências da minha vida. Lá pude entender que quando você se propõe a caminhar e se foca em um objetivo tudo parece acontecer magicamente. Você apenas caminha e vai curtindo cada novidade que vem surgindo”, conta. 

Para Lu, a prática da meditação diárias, com apenas cinco minutos, foi importante para se reequilibrar e enxergar novos horizontes. “Reconhecer que tudo é fruto do que você planta não é uma tarefa fácil, mas isso é fundamental para que comece a entender a necessidade e a importância que é mudar. Eu convivia com pessoas negativas justamente porque minha energia não estava legal. A partir do momento em que me equilibrei as pessoas boas ao meu redor começaram a tomar uma outra proporção”. 

Divida os problemas e seja feliz

“Quando eu olhava todas essas dívidas eu falava: minha vida acabou. Acabou o que? Era só um problema na empresa. Quando entendi o real tamanho de cada coisa comecei a dividir os problemas e a entender o real peso de cada um deles. Assim pude ir resolvendo um por um”, conta Lu que hoje comemora o novo momento da empresa.

Após pagar todos os empréstimos bancários e renegociar as dívidas com o Governo, Lu se uniu a Fernando Henrique Cardoso (não o ex-presidente da República, mas o Diretor de Operações da Getz) e Ricardo Carvalho, diretor de Criação da agência para transformar a Getz em uma agência Digital de Promoção e Eventos. Há menos de um ano, uma nova empresa passou a fazer parte dos negócios: a Toro Result Sales, que realiza campanhas de Incentivo de Vendas. Hoje, o foco da Getz é entregar criatividade e performance aos seus clientes. 

Para o futuro? “Sabendo que trabalho e vida não acontecem de forma separada, quero que a Getz seja uma agência de gente feliz, que ganha bem, que se respeita e que trabalha em equipe, pois ninguém consegue fazer algo efetivo e relevante sozinho. Trabalho por uma agência do bem e de resultados para todos, sócios, equipe e clientes”, finaliza.