decoração_reforma1
Foto: Nenad Radovanovic

O resultado é compensador, mas quem já fez uma reforma em casa sabe que quem mais sofre é o bolso. Mesmo com tudo planejado, sempre aparecem imprevistos que acabam fazendo o orçamento estourar ou até interrompendo a obra. Para ajudar nesse processo e evitar gastos a mais com revestimentos, pintura e mobiliário, confira as dicas da designer de interiores Priscila Mileke, da Primacía – Projeto & Execução:

 

1 – Duas demãos nem sempre é a solução

decoração_reforma2

O pintor preparou aquela lista extensa de todos os litros de tinta que vai precisar para cobrir as paredes da casa ou do cômodo reformado. Porém, nem todos os espaços ficarão à mostra após a colocação dos móveis. “Oriente o pintor a passar somente uma demão de tinta antes dos móveis serem inseridos no ambiente e, após a colocação, cubra com a segunda demão somente as superfícies que ficaram expostas”, orienta Priscila.

 

2 – Aposte nos móveis slim

As lojas de móveis planejados costumam orçar as peças com grandes espessuras e tamponamento, o que aumenta o custo do projeto. Optar por um mobiliário slim, com menos material e espessura mais fina, faz com que o valor do orçamento caia pela metade. Com esse respiro, é possível, inclusive, investir em melhores ferragens, o que garante uma vida útil maior ao móvel.

 

3 – Ouse nos objetos de decoração

Acabamentos em laca, pintura automobilística ou vidro encarecem bastante o preço do mobiliário. Desta forma, deixe para colocar cor e ousar nos objetos decorativos, que podem ser adquiridos aos poucos e irão trazer personalidade aos espaços, podendo ser substituídos ao longo do tempo.

 

4 – O que os olhos não veem, o coração não sente

decoração_reforma3

Deixe para aplicar pastilhas, papéis de parede e rodapés somente após a colocação dos móveis. Onde o mobiliário irá cobrir, não há necessidade de revestir, diminuindo consideravelmente a quantidade de material comprado.

 

5 – Planejamento é tudo

Organize todas as etapas da obra para programar quais passos serão seguidos, e em que ordem devem ser realizados para ter mais assertividade e menos quebra-quebra. “Para ajudar neste planejamento, a contratação de um profissional da área é muito importante, pois ele já está habituado a lidar com esse tipo de serviço e irá orientá-lo da melhor maneira para ter menos custo e mais agilidade em todo o processo”, aconselha Priscila.