Verão pede sorvete, seja para se refrescar ou matar a vontade de doce. Mas para quem está de dieta esse item costuma ser proibido no cardápio. Entretanto, algumas versões picolés de frutas, que não contém gordura e possuem baixo teor calórico podem ser degustadas sem peso na consciência. Para acertar na escolha, a nutricionista da Onodera Curitiba, Patrícia Vincentini, listou abaixo algumas características de sorvetes, picolés, smoothies, soberts e gelatos:

Picolés de frutas: ótima escolha, pois apesar de contarem com adição de açúcar, não contêm gordura e o teor calórico gira em torno de 50 a 70 Kcal por unidade.

Paletas: feitas artesanalmente, sem aditivos químicos, são maiores que os picolés tradicionais, podendo pesar até o dobro. Consequentemente, o número de calorias também é dobrado. “Dependendo do sabor, pode ser uma opção bem calórica, como nas versões de amendoim, brigadeiro, paçoca e doce de leite”, exemplifica Patrícia.

Sorvetes: Mesmo os de fruta contam com gordura em sua composição, mas em compensação, também possuem leite, que é uma fonte de cálcio e proteína. As calorias de uma bola de sorvete são praticamente as mesmas do picolé.

Gelato: mais ou menos os mesmos ingredientes de um sorvete tradicional, mas o que varia é a proporção (entre açúcar e gordura). “Por serem preparados diariamente, não contêm conservantes e estabilizantes”, explica.

Sobert: não é acrescido de gordura de nenhum tipo, formando mais cristais de gelo. Na sua maioria é acrescido açúcar ou até mesmo alguma bebida alcoólica, mas poderá ser feito com adição de suco de fruta natural, se tornando uma opção bem leve.

Smoothie: a gordura utilizada é proveniente do iogurte (que poderá ser desnatado ou não) + polpa de fruta.

Segundo a nutricionista, se formos comparar entre todas a melhor opção realmente é um picolé de frutas. “Mas hoje é possível encontrar variedades de sorvetes cremosos com baixas calorias. Tudo vai variar de acordo com os ingredientes utilizados e a quantidade que será consumida”, finaliza Patrícia. Em todos os casos, escolher frutas ricas em água como melão, melancia, abacaxi, kiwi, laranja, mexerica e acerola, pois além de fornecer vitaminas, minerais e fibras, também terão a função de hidratação do organismo.