pernas-verão

 

Fim de ano é sempre uma época de reflexão: mais um ciclo se encerra com a sensação de dever cumprido e uma vontade imensa de descansar e dar uma pausa nas responsabilidades. Para isso acontecer sem causar nenhum problema, é preciso se atentar aos detalhes e deixar tudo em dia antes de curtir as merecidas férias. E isso também inclui a saúde! Evitar os desconfortos causados pela má circulação é bastante simples: basta tratar do problema antes de fazer as malas e seguir as orientações médicas específicas para as condições de seu destino escolhido! Se você vai…

 

… PARA A PRAIA

As praias são as queridinhas de muita gente no período de férias. Porém, as altas temperaturas do verão intensificam os desconfortos causados pela má circulação, como o inchaço nas pernas. Hidratação constante, pouco consumo de sal e bebidas cafeinadas são recomendações para quem sofre desse problema. Manter um peso saudável e praticar exercícios regularmente são medidas que devem ser seguidas não somente durante, mas antes e depois das férias: “Caminhar todos os dias por 30 minutos é o suficiente para manter o tônus da panturrilha preservado”, aconselha o Dr. Cristiano Schmitt, do Angiocentro. Se você sofre de varizes, tratar do problema antes de viajar é uma boa opção. “O tratamento por EVLT utiliza fibras ópticas para pulsar um laser no interior das veias a serem tratadas, que são absorvidas pelo organismo após o procedimento. O tratamento é extremamente rápido e estético, exigindo poucos dias de recuperação”, explica. Se o seu problema está mais ligado à estética e ao aparecimento mais evidente de vasos e varicoses durante o calor, a solução pode ser o tratamento por escleroterapia. “Esse procedimento não requer cirurgia e consiste na aplicação de substâncias químicas que lesão estes casinhos fazendo com que inorganizado os absorva e elimine. Ele apresenta resultados positivos de duas a três semanas após as aplicações”. Depois da realização do tratamento, o paciente deve evitar tomar sol por uma semana. Para vasos mais profundos, a indicação é o tratamento por Espuma, que injeta um medicamento espumoso para a eliminação de vasos incômodos. “Esse tipo de tratamento não requer abstinência do sol, desde que respeitado o protocolo. Feito no próprio consultório, dura em média 15 minutos, não usa anestesia e o paciente está liberado logo após o procedimento, com algumas recomendações.”

 

… VISITAR LUGARES FRIOS

O frio é uma condição mais agradável para quem sofre de problemas circulatórios, uma vez que reduz os inchaços e o desconforto nas pernas. Mesmo assim, é necessário tomar cuidado com a saúde dos vasos. A vasoconstrição é um fenômeno que se acentua em temperaturas mais baixas, por isso evite usar roupas muito apertadas e mudanças bruscas de temperatura entre ambientes internos e externos. Aposte em uma dieta rica em líquidos, como sopas e caldos, evitando consumir gordura animal em excesso. Caso tome medicamentos para a circulação, é válido consultar seu médico a respeito de uma eventual necessidade de reajuste da dose durante a viagem.

… PASSAR MUITO TEMPO EM PÉ OU SENTADO

Exercícios são ótimos para a prevenção de problemas circulatórios. Mas ficar em pé parado ou sentado por varias horas é prejudicial. Se você está planejando passar várias horas em pé para assistir à queima de fogos no Réveillon ou para turistar pela cidade que vai visitar, procure se sentar de vez em quando com os membros inferiores elevados. “Pratique movimentos de contração das panturrilhas, ficando na ponta dos pés enquanto estiver parado, ou utilize uma meia elástica de compressão, já que no clima frio ela não atrapalha muito” indica. Caso já sofra de varizes em vasos maiores, é melhor tratar do problema antes de se aventurar nas férias. “O tratamento por radiofrequência é bastante similar ao EVLT, porém requer a inserção de um catéter de calibre maior, também utiliza termo-ablação como mecanismo de ação. Sua restrição é o calibre dos vasos, que tem que ser calibrosos. O EVLT tem a vantagem de tratar vasos mais calibrosos e também os mais finos. Por isso em nossa prática diária é mãos utilizado! O resultado estético é positivo, é uma alternativa segura e eficaz contra as varizes.”

 

… VIAJAR DE AVIÃO

Ficar na mesma posição por horas e horas em uma cabine pressurizada pode ser perigoso para quem sofre de problemas circulatórios. E engana-se quem acha que esse risco só se aplica a voos internacionais! Viagens acima de três horas já pedem por medidas preventivas. Por isso, antes de viajar, é importante realizar um check-up para garantir que está tudo dentro do normal, especialmente se você faz uso de anticoncepcionais, reposição hormonal, fuma ou está acima do peso. Durante o voo, caminhe de duas em duas horas e não deixe de usar uma meia elástica, que ajuda a evitar a formação de coágulos. “Pessoas com varizes em estágio mais avançado devem fazer uso de anticoagulantes profiláticos para a viagem também”, orienta.

 


CRISTIANO SCHMITT 

Rua Padre Anchieta, 2.310, Sala 31 | Champagnat

(41) 3092-9699 | angiocentrocuritiba.com.br