Na hora de preparar o jantar ou o almoço para a família e amigos, cada pessoa conta com um tipo de estratégia: têm os moderninhos, superconectados com as receitas da internet; há também os saudosistas, que apostam todas as suas fichas no caderninho de receitas e nas dicas da vovó; e ainda há os televisivos, discípulos da Palmirinha ou do queridinho Jamie Oliver.

Seja qual for a sua “tribo”, é preciso estar atento a todos os processos de preparo para não vacilar. Como a arte de cozinhar é milenar, conta com muitos pitacos que foram passados de geração em geração e alguns deles não têm o menor fundamento. Por exemplo, você sabia que o óleo que todo mundo coloca na panela na hora de fazer o macarrão não ajuda a deixá-lo soltinho? Pois é. O que vai fazer com que tenhamos o melhor resultado é a qualidade da matéria-prima utilizada e se o cozimento for feito de forma correta: proporção de três copos de água para um de massa.

Convidamos o chef de cozinha Rodrigo do Prado, diretoracadêmico do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, paraseparar o joio do trigo e nosmostrar o que é mito e o que é verdadenahora de prepararosalimentos. Divirta-se e bomapetite!

verdade

Não se pode lavar cogumelos

A lavagem com água retira o sabor. O ideal é passar apenas um pano limpo para retirar o excesso de terra.

 Com água e sal a comida cozinha mais rápido

A adição de sal reduz significantemente o tempo de cocção dos alimentos.

Colocar folhas verdes de molho no vinagre ou limão é suficiente para matar as bactérias

O vinagre faz bem este papel, mas atualmente o hipoclorito de sódio faz isso de forma mais eficaz.

 O papel alumínio deve ser usado com o lado brilhante para baixo

O lado brilhante do papel alumínio deve sempre ser o lado que mantém o contato com o alimento e o lado fosco deve ser usado para fora. A face brilhante evita que o calor absorvido se dissipe, ela reflete o calor e faz com que ele volte para o alimento.

Colocar pouco óleo na frigideira deixa os  alimentos menos gordurosos

O papel do óleo na frigideira é apenas para evitar que os alimentos grudem no fundo.

 

mito

Não se pode fritar em azeite de oliva

Não existem problemas em se fritar o azeite. Em uma determinada temperatura ele perde o valor nutricional, mas ao resfriar as propriedades retornam.

 Limão é o melhor tempero para peixes

Isso é erradíssimo! Ao temperarmos o peixe com limão nós tiramos todo o frescor e sabor. O ideal é temperar o peixe somente com sal e pimenta. Aliás, o pior erro que vejo com frequência nas cozinhas é o excesso de temperos como o alho e o creme de leite. O legal da cozinha é privilegiar a matéria-prima e não mascarar o seu sabor com limão, alho ou outro tempero. Devemos valorizar os ingredientes regionais e lembrar que o menos sempre é mais.

É preciso usar apenas azeite de oliva extra-virgem

O importante é utilizar sempre um óleo de boa qualidade. Para cada finalidade podemos usar um tipo de óleo. Para temperar saladas ou então para a finalização de um prato, aí sim é primordial a utilização de um excelente azeite. E uma curiosidade: a nomenclatura “azeite” só é utilizada para oliva. Ou seja, se é azeite, sempre é de oliva.