A regra é relaxar. Respire fundo, esqueça os problemas e conheça algumas atitudes que podem mudar a sua vida      

POR Mariana Gatzk | FOTO Brunno Covello

 

A onda do “Keep Calm” surgiu na época da Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico criou o cartaz “Keep Calm and Carry On” (“Tenha calma e siga em frente”, em português). Anos depois, ele voltou à moda e hoje é adaptado para praticamente todas as situações possíveis, desde “Keep Calm and Segure o Tchan” (usada em situações em que os nervos estão à flor da pele) até “Keep Calm and Imagine na Copa” (para expressar, em tom de brincadeira, a indignação brasileira diante dos inconvenientes que tomam conta de nosso País). Como deu para notar, o objetivo do movimento é manter a calma e usar a criatividade, dando um chega para lá no estresse e no nervosismo.

 

SOLTA NA PISTA

Para provar que até a pessoa mais zen do mundo se estressa, aqui está a professora de yoga Kali Ananda Santarém de Oliveira. Apesar de ser calma por natureza, Kali confessa que se irrita, sim, embora este seja um “fato que raramente acontece”. A saída, nestes momentos, é cair na pista e se entregar à sua verdadeira paixão: o skate. “O skate me trouxe um estilo de vida alegre, divertido. Trouxe experiências que guardo com muito carinho e amigos que vão durar para o resto de minha vida”, conta a professora.

O corpo sarado? Fica para outro dia. O que importa, aqui, é estar de bem com a vida e consigo mesmo. Mas vale a dica da psicóloga Isabela Tostes Poli: nada de confundir esta válvula de escape com vícios, como bebidas, drogas ou comportamentos agressivos. Para ela, a melhor maneira de se livrar do estresse é adotar hábitos saudáveis, como ir a um parque ou a um restaurante, encontrar os amigos e sair da rotina.

É justamente nos parques da cidade que a empresária Patricia Schultz Ferreira relaxa a mente e o corpo. Ela gosta de correr – e já deixou para trás o apelido de Cavalo Paraguaio para se tornar um verdadeiro Cavalo Árabe. Além deste prêmio, a empresária conta que ganha uma grande satisfação a cada vez que corre. “A corrida ajuda em todos os aspectos, tanto na saúde física e mental como na beleza”, afirma, confiante.

 

KEEP CALM AND…

Fique à vontade para continuar a frase com o que te faz feliz. Como explica a especialista Isabela, não existe receita única para o bem-estar, mas sim uma boa escolha para si próprio. Só não vale deixar o mau humor acumular, pois é aí que você fica mais frágil e pode até adoecer, por causa do estresse. Por isso, muita atenção: exercícios físicos e alimentação adequada, aliados a momentos de prazer, também fazem parte de uma vida saudável.

“Conseguir organizar suas angústias, eliminá-las por meio de terapias, participar de grupos de apoio, igrejas, clubes, etc. – tudo isso é importante”, afirma Isabela. E se você não se identificou com nenhum dos exemplos citados por ela, não tem problema, porque há sempre mais opções para você encontrar a calma sem recorrer aos medicamentos e sem se descabelar. Quer ver só? Passar uma tarde de compras no shopping? Pode! Comer um chocolate? Pode! Ouvir sua música preferida? Pode, também! Mas tudo sem exageros, é claro, pois se não o efeito pode ser contrário – e aí você ganhará ainda mais dor de cabeça.

Não são atitudes como estas que resolverão os seus problemas, isso é claro, mas elas com certeza podem te ajudar a encará-los de uma maneira mais presente. As alternativas são infinitas e estão na sua frente. A nossa dica é: Keep Calm e Aproveite a Vida!