Na última quinta-feira (05/03), a escultora Elizabeth Titton lançou o livro Muirapiranga, em Curitiba. O livro foi batizado com o nome de uma espécie de árvore amazônica, tema trabalhado em recente exposição na Funarte SP.

“Escolhi Muirapiranga para inaugurar um novo espaço da instituição. Criei 21 obras impactantes e de grande porte, variando de 1 a 4 metros de altura, que ocuparam um espaço de 600m²”, conta a artista. Dentre essas 21 obras, há portais e obeliscos de aço que formam um tributo à árvore amazônica de madeira vermelha, similar ao Pau-Brasil, e causam impacto permitido ao público uma vivência única pela sua floresta de aço.

Foto: Divulgação

O livro tem textos da artista e pesquisadora, Bernadette Panek, além de imagens de Celso A. Oliveira, Diego Souza, Geraldo Hoffmann Jr., José Ernesto Passos, Leo Eloy, Marcos Böhler e Padu Palmerio. As ilustrações possuem QR codes para acesso à audiodescrição. 

Elizabeth Titton nasceu em São Paulo (1949) e mudou-se para Curitiba em 1957. A artista que irá celebrar seus 70 anos em 2020, tem obras expostas em espaços públicos da Suíça, além de várias cidades pelo Brasil. Suas esculturas já rodaram diferentes países em exposições pelo mundo e podem ser vistas até mesmo em programas televisivos. Novelas como “Paraisópolis”, “Cheias de Charme” e “Sangue Bom” contaram com trabalhos seus, bem como o “Encontro com Fátima Bernardes”, que em 2014 teve o “Painel dos Passarinhos” como cenário.

O livro Muirapiranga pode ser adquirido na The Kettle (Alameda Prudente de Moraes, 836) pelo valor de R$ 50,00.

Foto: Elizabeth Titton