Cuidado exercícios físicos sem acompanhamento podem causar varizes 

Atividades físicas são necessárias para manter uma vida saudável, certo? O problema está na forma com que elas são praticadas. Como o número de pessoas que entra para a musculação desde cedo aumentou, é preciso lembrar que a atividade pode gerar ou agravar problemas, como as varizes. “Neste caso específico, o problema é o excesso de carga, que força as válvulas venosas e dilata exageradamente as veias do abdômen e membros inferiores”, afirma Dr. Cristiano Schmitt, do Angiocentro. Por isso, “antes de iniciar as aulas na academia é importante consultar um médico para lhe instruir corretamente sobre a prática de cada atividade. Além disso, é recomendado fazer um teste de carga, que definirá exatamente o quanto de peso pode ser colocado em cada aparelho de acordo com os objetivos e restrições individuais”.

O aluno costuma levantar mais peso do que aguenta. “Não adianta só um parecer médico. Nesta hora o educador físico trabalha em conjunto conosco, passando exercícios e intensidades diferentes para cada pessoa e respeitando predisposição ou problemas pré-existentes de saúde, como as varizes”, completa.

Este cuidado deve partir de cada um, afinal, a busca por um corpo perfeito tem sido o primeiro plano da maioria das pessoas que vão às academias e aulas de musculação. O conselho do Dr. Cristiano é que cada pessoa reflita sobre os problemas que podem ser causados por exercícios feitos de maneira negligente. E ele destaca que “não são apenas as varizes que podem ser acarretadas com a prática errada de exercícios!”. No entanto, “se o aluno for bem orientado, os exercícios têm efeitos positivos, fazendo bem para a circulação”, afirma.

SEM COMPLICAÇÕES

Se você quer evitar que as varizes dêem o ar da graça no seu corpo por conta da musculação, siga as dicas do nosso especialista!

  • Diminua a carga durante o exercício. Isso fará com que a pressão de refluxo na corrente sanguínea seja menor, evitando que algum vaso se rompa ou cause o aparecimento das varizes.
  • Repita mais os exercícios. Como a carga terá que ser diminuída, você poderá compensar isso aumentando o número de repetições dos exercícios, evitando que os vasos sejam sobrecarregados e aumentando a resistência muscular.
  • Não fique só na musculação. Ela não é algo muito dinâmico, por isso, procure associar um outro exercício, como a caminhada ou corridas. Associar exercícios aeróbicos com anaeróbicos estimula a circulação e melhora o tônus muscular, otimizando os objetivos do aluno e diminuindo os efeitos indesejáveis.
  • Procure sempre cuidar das suas pernas, realizando terapias como Drenagem Linfática e outras técnicas que possam contribuir para manter uma boa circulação sanguínea.