Projeto em steel frame, assinado pelo arquiteto Maurício Melara e executado pela Construtora Monreal. Foto: Celso Pilati.
Projeto em steel frame, assinado pelo arquiteto Maurício Melara e executado pela Construtora Monreal. Foto: Celso Pilati.

 

A busca por opções que agilizassem o processo construtivo, concluindo as obras em menor tempo e sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente, trouxe há alguns anos o sistema construtivo steel frame como destaque. O sistema utiliza perfis leves de aço e placas de chapa de madeira, conhecidas como OSB, para fazer o contraventamento (travar ou reforçar uma estrutura).

As vantagens para o canteiro de obra são inúmeras:

– Redução de profissionais envolvidos na construção;

– Facilidade nas instalações elétricas e hidráulicas;

– Precisão nas medidas;

– Menor tempo de obra;

– Desempenho acústico e térmico superior.

Ecologicamente correta, a tecnologia utiliza aço 100% reciclável, sendo o único material que não perde suas propriedades, inclusive estruturais, quando reciclado. Segundo Cassiano Garcia, sócio-diretor da Construtora Monreal, a construção é basicamente feita com baixo consumo de água e reduz o entulho gerado, que na sua maioria pode ser reutilizado ou até mesmo reciclado. “Além disso, a opção do steel frame pode trazer, além do conforto térmico, uma redução considerável no consumo de energia decorrente de climatização dos ambientes”.

A flexibilidade e tecnologia possibilitam que toda a obra pensada para a alvenaria possa ser feita em steel frame com uma compatibilização tida como simples pelos arquitetos e engenheiros. Assim como na alvenaria, o steel frame permite o uso e diversos recursos da engenharia, como o uso de pé direito duplo, marquises de pequena espessura, mezanino, guarda-corpos com vidro e fixação em bottons, escadas vazadas, entre outros detalhes. “Em uma obra convencional é complicado eliminar vigas e pilares, enquanto que no frame, respeitando-se as cargas aplicadas e alterando sua distribuição, é mais fácil”, acrescenta o sócio-diretor da Construtora Monreal.