Aparelho nos dentes crianca

Se você estava aguardando seu filho trocar os dentes de leite pelos permanentes para investigar se ele precisa ou não usar aparelho dentário, não espere mais e já marque a próxima consulta ao dentista. Segundo a odontopediatra e ortodontista Liliana Temporão, é possível começar um tratamento desse tipo a partir dos 3 anos, para já organizar a arcada para receber os dentes novos. “A intenção é corrigir problemas na base óssea, como mordida cruzada ou mordida aberta, causada pelo uso prolongado da chupeta, quando a criança chupa o dedo ou respira pela boca, por exemplo”, explica. Claro que o sucesso do tratamento depende da cooperação do paciente, do potencial de crescimento e da gravidade do caso.

 

Para a odontopediatra, o envolvimento da família é fundamental. “Sempre digo que é um tripé: paciente, dentista e pais. Se um deles falhar, o tratamento falha”. Para ajudar na aceitação da criança, hoje existem opções de aparelhos móveis (utilizados nos dentes de leite) coloridos, com brilho e até com o personagem favorito do paciente inserido no acrílico. Mas, ainda assim, seu apoio e incentivo farão toda a diferença. “Os pais muitas vezes têm pena, porém a criança capta isso, e aí perde-se a oportunidade”, defende Liliana.

 

3 DICAS SOBRE O USO DO APARELHO

 

/// É fundamental mantê-lo limpo, não pode colocar em guardanapo ou solto na mochila. Por isso, sempre entrego às famílias três caixinhas: uma para a mala da escola, uma para a bolsa da mãe e outra para o banheiro de casa.

/// O ideal é escovar os dentes e o aparelho sempre após comer qualquer coisa, mas caso na hora isso não seja possível, é melhor colocar assim mesmo do que ficar sem ele.

/// Estimule seu filho a usar o aparelho o tempo todo, desde o começo. Não ceda aos pedidos de “deixa eu ficar só um pouquinho sem”.

 

Crescidinhos_Aparelho nos dentes_Liliana Temporao miniaturaLILIANA TEMPORÃO

Rua Padre Anchieta, 2050, Sala 605 | Champagnat

(41) 3335-4388