Ele é um dos menores bairros da cidade. Segundo o Ippuc, são apenas 0,88km² de extensão, o que representa 0,20% da área total de Curitiba. Mas o que faz do Alto da Glória um gigante são suas ruas arborizadas e seu circuito completo de comércio, serviços, lazer e diversão. Tudo com muito estilo, mesclando o luxo e a simplicidade que são a melhor tradução dos novos tempos. E foi olhando com todo carinho para esse bairro pequenininho e cheio de charme que a gente resolveu fazer um roteiro de sábado com alguns pontos superlegais que merecem fazer parte da lista de todo curitibano que quer viver bem. Vem comigo?

  1. Passear na feira de manhã

O bairro e o entorno oferecem ótimos restaurantes, bares, opções legais de cafés e entretenimento, mas definitivamente a Feira da Rua Alberto Bolliger continua sendo o melhor ponto de encontro. Além de comprar tudo para abastecer sua cozinha, você pode começar ou terminar as comprinhas com o pastel Yamashiro. Mas não é qualquer pastel, é o lugar mais badalado da feira e dependendo do horário não vai ser fácil caçar uma mesa. Na verdade a feira é uma excelente desculpa para encontrar bons amigos, comprar flores, tomar um caldo de cana, comer um milho e viver uma manhã a céu aberto.

  1. Fazer aulas de mosaico

Ali pertinho, vale a pena visitar a Escola Curitiba de Mosaico, onde Letícia Melara, Rosângela Gasparin e Bea Pereira ensinam, coordenam e produzem obras lindas dessa técnica artística milenar. “Oferecemos experiências às pessoas que preferem produzir suas próprias peças de mosaico em vez de simplesmente comprá-las prontas”, destaca Letícia. Quem sabe você não se anima para fazer umas aulinhas?

  1. Uma viagem no tempo 

Caminhar pelas ruas arborizadas e desvendar cada um dos tesouros do bairro como o Palacete dos Leões, também chamado de Solar dos Leões, na Avenida João Gualberto. O projeto do palacete foi executado pelo engenheiro Cândido Ferreira de Abreu (que seria prefeito de Curitiba anos depois).  O edifício foi tombado pelo patrimônio histórico estadual e atualmente é mantido e preservado pelo BRDE, que o transformou num espaço cultural, recebendo exposições e apresentações artísticas e culturais variadas. 

Quase na frente, vale a pena conhecer a igrejinha centenária que deu nome ao bairro Alto da Glória e que ajudou a criar a tradição da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A Capela de Nossa Senhora da Glória, como é batizada oficialmente, foi construída em 1895 como templo particular das grandes famílias dos barões do mate e foi foi doada à Mitra Arquidiocesana em 2001. Em 2018, a capela foi reinaugurada após passar por uma restauração completa que durou 6 anos. Hoje, o local realiza missas, batizados e até casamentos. 

  1. Confeitaria vegana

Dali, vale um café da tarde no Marseille Pães e Doces. Ali, a ideia é conhecer alguns bolos e doces deliciosos nas mesas da frente, curtindo o visual da região. Um dos diferenciais do espaço é a confeitaria vegana. Para quem curte, fica a dica. Se a ideia é curtir apenas as opções gastronômicas, o Alto da Glória tem muito mais, mas aí você vai precisar passar mais tempo por lá.  

  1. Provar um café especial

Aqui vai um bônus. É que no mapa, oficialmente, o Moka Clube fica no Juvevê, mas a gente não podia deixar de indicar esse espaço superdescolado onde você pode acompanhar a torrefação de cafés especiais. E vai com tempo que todo dia um café novo para degustar por lá. 

BOX

Maison Alto da Glória

Lançamento da GT Building está a poucos metros de dezenas de atrações do bairro e chega com inspiração europeia  

A localização do Maison Alto da Glória, que será construído na Rua Maria Clara, no Alto da Glória, é um dos grandes diferenciais do empreendimento que se caracteriza como um dos grandes lançamentos da região. Cercado de natureza e remetendo ao clima romântico da França, o novo lançamento da GT Building, em parceria com a Essex Holding e com a Blue, faz parte da linha Maison, que é uma das linhas de maior sucesso relacionadas ao conceito alto padrão da incorporadora. Serão 68 unidades distribuídas em duas torres, que contarão com apartamentos tradicionais (entre 75m² e 106m²), cinco unidades garden (125m² a 221m² privativos mais terraço) e sete apartamentos cobertura (entre 118m² e 204m² privativos mais terraço).

Alysson Sanches, diretor da GT Building, ressalta que o Maison Alto da Glória reafirma o sucesso dessa linha no mercado. “Entregamos o Maison 29 com quase todos os apartamentos vendidos e seguimos com um bom volume no Maison Champagnat. Esses resultados comprovam que o estilo Maison tem conquistado o público curitibano e, por isso, continuaremos apostando nessa linha, que traz o encontro da localização privilegiada com o projeto ideal”, diz.