Conteúdo produzido pela Equipe Bom Gourmet

E na gastronomia, como será o “novo normal”? Esta é a pergunta que não quer calar, a de um milhão de dólares. Sabemos que mudanças profundas ocorrerão na forma como o mundo se relaciona com os alimentos. E esse novo comportamento já afeta toda a cadeia, do produtor à indústria, passando pelos estabelecimentos “para se alimentar” até os locais que se propõem a oferecer “experiência”. 

Tudo será diferente, ou melhor, tudo já se transformou. As pessoas retomaram o controle dos fogões, passaram a usar mais o delivery e a experimentar o takeaway – ganharam mais independência. A crise desenhou um novo consumidor, mais exigente e responsável, que deverá ser entendido por quem pretende se manter no páreo dos negócios.
Duas palavras vieram à tona neste momento: resiliência e reinvenção. Nesse novo mundo, o Bom Gourmet também está inserido de forma orgânica. Com 28 anos de história, a multiplataforma da Gazeta do Povo tem monitorado as projeções desde o início da crise, definindo ações para amparar e estimular o mercado.
“Também estamos nos reinventando, temos um compromisso muito forte com o setor e buscamos incansavelmente produtos que ajudem o segmento e levem informação aos consumidores”, afirma Andréa Sorgenfrei, head da Pinó, spin-off da Gazeta do Povo, da qual faz parte o Bom Gourmet. Deste olhar, surgiram dois projetos lançados em tempo recorde: o Seja Bom, plataforma de venda de voucher solidário e a campanha (re) Descubra a Cozinha.

O nosso grande desafio agora é repensar o maior prêmio de gastronomia do Sul do país, o Prêmio Bom Gourmet e o Festival Bom Gourmet. Ambas ações precisarão ser redesenhadas para a realidade que encontraremos pós-pandemia.

Hora de se redescobrir


Com a necessidade de ficar em casa vieram os desafios: para alguns aprender a preparar o próprio alimento, para outros, ressignificar o ato de cozinhar. Vi pessoas que tiveram que ir além do ovo frito e do macarrão com molho de tomate para sobreviver, mas também gente que passou a investir seu tempo em se reconectar com a cozinha. Os dois casos refletem o momento: cozinhar é um ato de cuidado e amor para as pessoas que estão ao nosso redor ou para nós mesmos! Por isso, lançamos a campanha (re) Descubra a cozinha! (re) Descubra o amor!, colocando no ar uma plataforma de receitas em vídeos. Há desde água saborizada, preparos para o café da manhã, até guloseimas, carnes e opções vegetarianas. Assim, inspiramos as pessoas a aprenderem novos preparos. Só é preciso se aventurar e reunir doses de ousadia e amor! 

Deise Campos, editora do Bom Gourmet. 

Um novo mundo

Com a maioria dos salões fechada, suspensões de contratos de trabalho e outras dificuldades causadas pelo novo coronavírus, tudo se transformou muito rápido. O setor projeta o início da curva de recuperação só em outubro – mais fortemente no começo de 2021. Os que conseguirem sobreviver até lá terão de lidar com um novo cenário: salões menores, cardápios enxutos, cuidados extras com higienização e um cliente mais exigente e cauteloso.

Talita Boros Voitch, editora do Bom Gourmet Negócios.

É hora de mudar


O Bom Gourmet Negócios também já indica o caminho para superar as perdas. Não é uma tarefa fácil, até porque tudo ainda está se desenrolando. O processo de digitalização dos negócios, com novas plataformas e inteligência artificial, foi acelerado pela crise e obrigou os empresários a olharem para dentro dos seus negócios para profissionalizar as operações. Se antes o ganha pão vinha apenas do salão, hoje é preciso adaptar o cardápio e ampliar o serviço para o delivery. Não só isso, viram também que a experiência do consumidor vai além de pedir algo para comer: ela precisa ser o mais convincente possível. A própria gestão do caixa, dos processos internos e da cozinha precisa ser otimizada para caber no orçamento agora mais escasso. Mas, se há algo de bom que esta crise está provocando é que a volta plena aos negócios será mais inteligente e econômica, sem perder qualidade.


Guilherme Grandi, repórter do Bom Gourmet Negócios

Seja Bom


Todos nós sabemos que os estabelecimentos gastronômicos também estão sofrendo com o isolamento. Pensando nisso, em abril lançamos o Seja Bom, programa de voucher solidário para ajudar os estabelecimentos a terem mais uma fonte de renda nesse momento de incerteza. Unimos esforços internos da equipe e fizemos parcerias com o Clube Gazeta do Povo, Ebanx e a agência Candyshop. Em apenas duas semanas, desenvolvemos a plataforma e a campanha de venda de vouchers. Como funciona? Qualquer estabelecimento pode se cadastrar gratuitamente na plataforma e ter vouchers disponíveis de R$ 40, R$ 70 e R$ 100 com até 100% de bônus. A venda é revertida para o estabelecimento e o consumidor usa o crédito quando o restaurante reabrir. Esperamos sua contribuição: www.sejabom.com.br


Marja D. Nunes Kraft – editora de projetos/gestora Seja Bom

Yes, we like it


É da natureza do Instagram ser um espaço para inspiração e compartilhamento de bons momentos e conquistas. O período de isolamento social fez isso ficar ainda mais evidente: chefs passaram a ensinar receitas em lives e quem nunca havia publicado a foto de um prato, começou a compartilhar suas experiências na cozinha. Nos dedicamos a incentivar esses bons momentos. Falamos de comida. O que seria mais reconfortante que isto? Assim, passamos a republicar os pratos orgulhosamente preparados pelos leitores sob a #receitadequarentena. Para os próximos meses, o desafio será servir aos leitores um conteúdo de acordo com as habilidades que eles têm exercitado. Pelo que temos visto, sairão grandes cozinheiros!


Flávia Schiochet, repórter do Bom Gourmet


O ingrediente principal


Generosidade. Talvez esta seja a palavra que mais defina o sentimento transmitido pelos protagonistas da cena gastronômica neste momento. Tão logo as pessoas se recolheram em suas casas, chefs passaram a compartilhar seus conhecimentos para quem está tendo que se virar na cozinha. No caso da Padaria América, a contribuição incluiu a doação de “massa madre” para quem quiser fazer o próprio pão. Já o padeiro Renê Seifert lançou a campanha faça pão caseiro e doe. É de aquecer o coração as múltiplas ações direcionadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.


Gisele Rech, repórter do Bom Gourmet