A história da Acer Haus, empresa curitibana que em pouco tempo dominou o mercado de irrigação paisagística do Paraná na área de jardim vertical

Do começo com investimento zero, com uma obra financiando a outra, em dois anos a Acer Haus já é referência em jardins verticais e a maior revendedora no Paraná da Rain Bird, marca americana líder mundial de irrigação. Mas essa história de sucesso não começou ontem. Logo que se formou como engenheiro agrônomo, o curitibano João Paulo Roberto foi para a Flórida, nos Estados Unidos, trabalhar com o manejo integrado de pragas em um programa da Ohio State University. Quando voltou, ficou mais quatro anos na Bunge, gigante do agronegócio, e viu que queria empreender e colocar as ideias em prática. “De todas as áreas da agronomia, o paisagismo sempre foi a minha paixão e eu comecei a perceber que eu poderia agregar toda a experiência que eu tive lá fora e trabalhando em uma multinacional para fazer uma empresa de paisagismo como poucas, com uma pegada técnica muito forte”, conta.

Nascia então a Acer Haus, empresa que em pouco tempo dominou o mercado de irrigação paisagística do Paraná na área de jardim vertical. Hoje também é a maior executora de Plastwall (calhas plásticas modulares) do Brasil. Além disso, o trabalho com telhados verdes, projetos paisagísticos de qualquer porte, fez com que a empresa conquistasse grandes clientes como os grupos O Boticário e Madero. Atualmente toda a irrigação dos restaurantes é feita por eles, inclusive da Fazenda Madero, onde é feita toda a produção orgânica dos insumos que utilizam. “Gosto sempre de falar que uma das razões das coisas estarem acontecendo é que eu não sou paisagista artista, sou técnico.

A nossa equipe é multidisciplinar. Temos engenheiros agrônomos, florestais, arquitetos e um botânico. Assim, conseguimos agregar muitos elementos do urbanismo otimizando a performance dos trabalhos”, explica.

Jardim vertical em residência no Alphaville Foto: Fernando Zequinão

Foco em projetos especiais

O foco da empresa é atender clientes comerciais ou residenciais de alto padrão, independentemente do porte. “Pode ser uma obra que dure um dia ou que dure meses. Nossa proposta é fugir de projetos convencionais”, explica João Paulo, que em pouco tempo se viu trabalhando com profissionais que eram suas referências, como Arthur Casas, Jayme Bernardo, Elaine Zanon e Cláudia Machado, Marcos Bertoldi e Alex Hanazaki. “Isso só faz a nossa régua subir e a exigência sobre a empresa ficar cada vez maior”.

Entender o que os clientes e os especificadores precisam e acompanhar o nível de qualidade deles é o desafio do momento. “Estamos muito felizes por trabalhar com clientes como a Greenwood, por exemplo, que é uma construtora referência em obras de alto padrão. Participei recentemente de uma obra do Marcos Bertoldi, que foi uma escola para mim no sentido de aumentar meu repertório sobre arquitetura, o que ajuda muito a atender clientes e especificadores”, comemora.

Jardim cool

O espaço Gastronômico Tropicool, na Av. Sete de Setembro e seu jardim Foto: Felipe de Souza

Ambientes comerciais também têm apostado na biofilia para trazer beleza e qualidade de vida para colaboradores e clientes. Com o Tropicool não foi diferente. Os proprietários do espaço gastronômico localizado na Av. Sete de Setembro apresentaram como desafio à Acer Haus criar um jardim vertical exclusivo com a costela de adão, que faz parte da identidade visual da marca. O desafio é que este tipo de planta exige uma série de cuidados especiais. “Foram procuradas empresas do Brasil inteiro para executar o projeto e nenhuma considerou viável, até que entraram em contato conosco. Este foi um grande desafio, mas deu super certo. Faz mais de dois anos que o jardim está instalado, nunca precisou de reposição de plantas e a irrigação garante que elas estejam sempre exuberantes”, explica João Paulo Roberto, engenheiro agrônomo proprietário da Acer Haus.

Neste projeto foram utilizados as calhas plásticas modulares da Plastwall e um sistema de irrigação da Rain Bird, marca americana líder mundial. “Para mim, a irrigação é o grande diferencial, que faz com que o jardim vertical tenha praticidade e durabilidade”, explica.O mais interessante é que o jardim fica exposto em plena avenida Sete de Setembro e nunca houve vandalismo. @tropicool