Conhecida pela burrata, uma das receitas mais tradicionais da Itália, a Mozzarellart produz uma infinidade de delícias sempre mantendo o padrão artesanal

No coração do Juvevê existe uma espécie de embaixada. Todos os caminhos levam para a loja fábrica da Mozzarellart, que em pouco tempo virou patrimônio da cidade e produz uma das receitas mais tradicionais da Itália: a burrata. Ali, através da vitrine, é possível assistir ao preparo do queijo artesanal com 100% de leite de vaca fresco – a forma legítima de produzir. Além da burrata, o time de queijeiros fabrica queijos artesanais italianos como nodino, ricotta, scamorza e primo sale, entre outras delícias. Tudo de acordo com as receitas da escola Pugliese. A Puglia fica na região sul da Itália e é conhecida por ser o berço da legítima Burrata italiana.
Na essência, o carro-chefe da Mozzarellart trata-se de uma bolsa de mozzarella italiana recheada com fios de queijo, misturados ao creme de leite. A mozzarella é a base do queijo de burrata. Também pode ser feito em forma de nó ou de trança, conhecidos como nodino e treccia. Com essa mesma massa, é feita a parte externa da burrata, o recheio que é creme, é feito com pedaços desfiados da própria mozzarella. “A burrata está mais conhecida pelos brasileiros e nosso objetivo é oferecer a burrata legítima com o sabor tradicional da região, sem adaptações, uso excessivo de conservantes ou, equivocadamente, de mozzarella de búfala”, explica Renata Bueno, que juntamente com o marido, trouxe a marca para o Brasil.

Renata Bueno trouxe a loja para o Brasil após o sucesso da primeira unidade, em Praga, na República Checa. Angelo Martiriggiano, marido da curitibana foi o sócio-proprietário da iniciativa no período em que Renata, que já foi vereadora em Curitiba, ainda era deputada na Itália. Ao voltar ao Brasil, ambos decidiram estabelecer a Mozzarellart em Curitiba, junto com os sócios Ricardo Bueno e Bruna Bueno. “Com a gastronomia italiana no Brasil ganhando cada vez mais espaço, pensamos em trazer para o Brasil um pedaço da verdadeira Itália”, conta Renata. “Aqui, temos fornecedores especiais para a criação da burrata, sempre feita com leite fresco produzido no dia”.
O empreendimento foi desenvolvido durante três anos, desde os equipamentos, toda a criação do negócio, o projeto da fabricação, é totalmente italiano, justamente para manter o padrão artesanal dos produtos como são feitos na Itália.