Mesmo após o fim da quarentena, ambientes domésticos continuarão a ter transformações. Espaços pensados para home office, conexão com lazer e local de limpeza na entrada são alguns exemplos.
O planeta nunca parou como desta vez, e o grande desafio é saber como será esse novo cenário. Com base nos novos hábitos, podemos pensar sobre o futuro. E hoje, nossas parceiras do Grupo Conexão Empreendedoras nos trazem o questionamento: como será a adaptação dos espaços residenciais pós-pandemia? É preciso um olhar da arquitetura para acompanharmos essas transformações que estamos vivendo.
Obrigadas ao confinamento doméstico, as pessoas transferiram suas principais atividades para dentro das próprias residências: trabalhar, estudar, se divertir, e até malhar. Assim os espaços terão que ser adaptados para as novas funções, numa proposta multiuso, com espaços flexíveis, que possam ser modificados conforme as funções exercidas pelos moradores.
Um dos espaços que mais estão sendo procurados para adaptação são àqueles voltados ao escritório, visto que o home office é uma tendência que veio para ficar. Vale lembrar da necessidade de se criar uma ambientação profissional sem tirar a sensação de acolhimento do lar, o conforto e a privacidade. Pensando nisso, é necessário que se pense na utilização de móveis ergonômicos e compactos, uma boa iluminação de apoio e, se preciso, painéis acústicos para minimizar o barulho externo.
Outro ambiente também muito procurado nos novos projetos e adaptações são os destinados às propostas de lazer e relaxamento, que não mais estão sendo desfrutados fora de casa e, provavelmente, serão reduzidos no novo cenário.
Uma forte tendência ainda é a preocupação com a higienização, surgindo nas residências os locais para essa transição do dentro e fora de casa, destinando espaço para os calçados que são retirados antes de entrar e espaço próximo da entrada para lavar ou higienizar as mãos.
Acredita-se que daqui para frente a flexibilidade e a multifuncionalidade dos ambientes serão algumas das apostas da arquitetura. Mais do que nunca, as casas serão pensadas a partir das atividades, adaptando os cômodos com soluções que permitam serem desenvolvidas em locais diversos, adaptados com painéis que deslizam, móveis com rodízio e soluções que assim permitam, sem comprometer o conforto e os espaços de convivência, tudo isso em busca de melhor qualidade de vida.
Conheça as Arquitetas do Grupo Conexão Empreendedoras, que desenvolvem projetos arquitetônicos que podem ajudar a reinventar sua casa neste “novo normal”:
Simone Stolfa – @arqstolfa Camilla Mota – @a3arquitetasassociadas Deborah Nicolau – @deborahnicolau Flávia Egg Bonet – @flaviaeggb Maria Fernanda Bagatin – @ludiquedesign