Foto: @sergiorrez

Como sabemos, Curitiba é reconhecida nacionalmente por suas ruas arborizadas e charmosas, cheias de história e boa arquitetura. Pensando nisso, na matéria desta semana vamos falar um pouco sobre locais que contemplam cultura, lazer, gastronomia, arquitetura e são boas opções para aproveitar as folgas e férias de verão que estão chegando. Vamos viver?!

1. Largo da Ordem:

Como primeira dica, temos o Largo da Ordem. Situado dentro do centro histórico de Curitiba, tem muitas opções a oferecer, desde as edificações remetentes à arquitetura brasileira colonial até as opções gastronômicas e feiras realizadas semanalmente. 

Para aqueles que buscam um local urbano, frequentado durante os dias e as noites, essa é a opção ideal, pois, além de contar com a área cultural, é ainda uma região muito requisitada pela diversidade na gastronomia diurna e noturna. 

Créditos: @capymarketing

2. Bosque Alemão:

Com cerca de 38.000m² de matas nativas, o Bosque Alemão é uma ótima opção para aqueles que gostam das histórias e culturas européias, pois o local  traz referências da arquitetura germânica e é procurado por oferecer uma viagem no tempo. O bosque é abastecido com equipamentos sanitários e gastronômicos como apoio ao local.

Além da arquitetura clássica germânica, há ainda edificações neogóticas, como é o caso da réplica da igreja presbiteriana. Outro ponto interessante são os painéis de azulejo instalados na trilha em meio ao bosque, contando sobre a história infantil de João e Maria.

Créditos: @moronimara

3. Memorial Ucraniano: 

Situado dentro do Parque Tingüi, o Memorial Ucraniano é uma homenagem da prefeitura de Curitiba aos imigrantes ucranianos presentes na cidade e região. Com arquitetura magnífica, igual a um conto de fadas, o Memorial tem como intuito trazer a realidade e o conhecimento para curitibanos sobre a história do Holodomor – genocídio causado pela fome e miséria, ligado à Ucrânia Socialista entre 1932 e 1933, sintetizando como a arquitetura bizantina sobreviveu durante os anos, independente das circunstancias desafiadoras da humanidade.

É uma opção muito cultural e interessante, trazendo à tona toda a história ucraniana, oferecendo também espaços livres em meio a natureza, perfeitos para relaxar e realizar piqueniques. Ao longo do ano ocorrem diversas festas típicas, com apoio da venda de artesanato e gastronomia da Ucrânia. Vem conhecer!

Créditos: @moniquerenne

4. Museu Oscar Niemeyer:

O MON, obra de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais influentes do movimento modernista do Brasil, é um ponto turístico muito procurado por suas exposições interessantes e ecléticas, bem como por ser um marco arquitetônico dentro de Curitiba devido à sua forma excepcional e diferenciada. É uma ótima opção para pessoas que gostam de arquitetura, cultura e também para os amantes de animais de estimação, pois, aos fundos da grandiosa obra de Niemeyer, há um vasto parque verde (o “parcão”), onde comumente é possível ver muitas pessoas se exercitando e aproveitando os finais de semana e dias de folga com seus animais, bem como se reunindo com os amigos para uma tarde agradável.   

Créditos: @dicastellano

5. Parque São Lourenço:

O Parque São Lourenço, localizado na porção norte de Curitiba, entra como nossa última dica de opção para aproveitar os dias de folga. Com espaço amplo, surgiu com intuito de restaurar a área devastada pelas enchentes do rio Belém e rompimento da represa de São Lourenço na década de 70, servindo como parque para contenção de cheias. 

Ao longo dos anos, o parque foi ganhando força e se restaurando. Hoje, conta com muitas áreas verdes e é um local extremamente voltado para famílias, atletas e animais de estimação, atendendo esses públicos de forma unânime e com muitas opções de lazer terrestres e aquáticas!

Créditos: Divulgação

Givago Ferentz

Givago é arquiteto, fundador do GivagoFerentzArquitetos, um dos escritórios mais reconhecidos do país por atuar no segmento gastronômico.