Objetivo é estimular e valorizar a criação nacional assinada por novos talentos e profissionais já atuantes na área

             A Salva Design de Mobiliário, empresa gaúcha especialista em mobiliário de couro e em design com traços que valorizam a brasilidade, acaba de lançar o Concurso Design Salva. Em sua primeira edição, o concurso busca incentivar o design nacional e reunir talentos para futuros desenvolvimentos de produtos. “O Brasil tem múltiplas origens, culturas e comportamentos. É o país da criatividade e da originalidade, e o design feito aqui ousa nos traços e na mescla de materiais, refletindo, nas criações, toda a ginga brasileira. Nosso concurso nasce para valorizar ainda mais o que é feito por aqui”, diz Thiago Enzweiler, diretor da Salva.

O concurso realizará uma grande premiação para dois vencedores, sendo uma categoria dedicada a projetos de novos talentos e outra para profissionais da área. Poderão ser criadas peças de design de mobiliário para uso residencial ou corporativo, sendo elas sofás e poltronas revestidas em couro. As duas peças vencedoras serão produzidas pela Salva, além de expostas em feiras e eventos do mercado mobiliário. Também farão parte da coleção 2023 da marca, fato pelo qual os designers vencedores ganharão 5% de royalties por suas respectivas peças durante todo o período de comercialização.

Podem ser inscritos desenhos exclusivos, que não foram apresentados e desenvolvidos para outras marcas de mobiliário, que não tenham sido implementados no mercado e também não submetidos em nenhum concurso de design de produto anterior. Além disso, o couro deve ser usado como principal revestimento da peça.

Inscrições

Para participar da primeira edição do Concurso Design Salva 2022, o participante deverá enviar seu projeto para o e-mail concursodesignsalva@gminuano.com.br. Este envio deve conter os seguintes itens: nome, conceito, história, apresentação do processo de geração de ideias, sketch, render da peça apresentada e projeto com detalhamento técnico – todos considerados critérios de avaliação. O envio do sketch deverá ser feito através de um PDF ou de documento escaneado. O prazo final para o envio de todo o material é 31 de maio e os vencedores serão conhecidos no dia 06 de dezembro, durante evento exclusivo promovido pela Salva.

O júri será composto de especialistas representantes do design brasileiro e setores afins, convidados pela Salva. O processo de avaliação será online, de acordo com os critérios previstos no regulamento do concurso. O regulamento e o cronograma completo, com as datas de todas as fases do concurso, podem ser acessados no site oficial da premiação: concursodesignsalva.com.br.

Um pouco sobre a Salva Design de Mobiliário

A Salva é especialista em mobiliário em couro e tem a brasilidade como paixão. A fim de exaltar todo esse orgulho, a marca tem como inspiração as diversas regiões do Brasil e todo o universo que as compõe. As linhas orgânicas e fluídas do mobiliário possuem design autoral e as coleções também possuem peças assinadas por designers brasileiros de mesma essência, que encontram na mistura de materiais inspiração para sofás, poltronas, mesas e cadeiras.

Localizada em Lindolfo Collor, no Rio Grande do Sul, a Salva pertence ao Grupo Minuano, empresa familiar com tradição há quase meio século no curtimento de peles bovinas, na produção de calçados, tapetes e mobiliário. A marca tem como diferencial o próprio curtume, o que possibilita o acompanhamento do couro do início ao fim o processo produtivo, assim como o constante desenvolvimento de novos artigos, variedades de cores, texturas e acabamentos agregando personalidade e sofisticação às peças.

Pensando no futuro, a Salva está sempre atenta às novas tecnologias e alternativas para manter o cuidado ambiental que o mundo precisa. Ela acredita que toda empresa é responsável pelos seus descartes, e se preocupa em fechar o ciclo da sua principal matéria-prima, o couro. Em conjunto com uma empresa parceira, mundialmente conhecida por transformar matérias-primas de origem renovável em produtos de alto desempenho para a agricultura, 99% dos retalhos em couro da produção das peças Salva são transformados em fertilizantes orgânicos. Além disso, a estrutura dos estofados Salva são de madeira de eucalipto, proveniente de reflorestamento e inspecionada quanto à qualidade.