Foto: DANIEL CASTELLANO

Nos tempos atuais é legal quando o público adere ao espaço urbano, para se apropriar como desejar. Pensando nisso, listamos alguns pontos da cidade de Curitiba que podem ser interessantes para amantes do espaço público e da gastronomia, unindo as duas coisas em um mesmo local, gastando pouco! Confira com a gente:

Centro

Rua XV de Novembro

Uma das ruas mais conhecidas de Curitiba, a XV de Novembro é famosa por seu extenso
calçadão dentro da cidade, com muita variedade em comércios, restaurantes, cafés e outros. É uma região que atrai milhares de pessoas todos os anos. Com seu charme europeu, a via atualmente é composta por pedra portuguesa (petit pavê) e não é mais frequentada por veículos, deixando restrito ao uso de pedestres, facilitando o contato com a cidade.

Créditos: Antônio More/ Gazeta do Povo

Alameda Prudente de Moraes

Primeira rua interativa do Brasil, a Alameda Prudente de Moraes vem fazendo seu nome crescer nos últimos anos por oferecer uma gama diversificada e intensa de atividades voltadas as mais diferentes gastronomias. Cheia de charme, a rua é composta por diversos tipos de arquiteturas, desde casarões antigos até modernos e aconchegantes bares e cafés em formato to go.  É nítida a conexão entre pessoas e o espaço urbano, gerando aquilo que conhecemos por vitalidade urbana. O sonho de muitos arquitetos.

Créditos: Luiza Nascimento Mendonça

Alameda Dr. Carlos de Carvalho

A Alameda Dr. Carlos de Carvalho se conecta diretamente à prudente de Moraes, com a diferença de ser uma via com maior fluxo de veículos. Porém, mantém o mesmo charme e conta com outras opções gastronômicas e de lazer a serem exploradas, como por exemplo a Praça da Espanha, rodeada de boas opções para passar horas na cia de amigos e familiares. 

Av. Vicente Machado

Enquanto que as Alamedas Prudente de Moraes e Dr. Carlos de Carvalho possuem uma gama de atrativos voltados ao uso diurno, a Vicente Machado explora o contra-turno, trazendo a tona a vida noturna jovem, com diversos barzinhos compactos, onde o uso das calçadas e espaço urbano é evidente. Além de possibilitar a interação entre o público, também é possível consumir em mais de um local, facilitando acesso à quem quer conhecer a área e experimentar um pouco de tudo!

Créditos: Gazeta do Povo

Rua 24h

Apesar de receber o nome de Rua 24h, a mesma não é literalmente uma rua aberta urbana, mas sim a conexão fechada entre uma rua e outra. Existente há vários anos, a rua é um ícone da arquitetura curitibana, demarcada pelo relógio com 24h nas entradas, e com estrutura toda aparente em sua extensão. É sede para diversos empreendimentos gastronômicos e até abrange outros tipos de comércios. Uma ótima opção para a família.

Créditos: Átila Alberti

Batel

Rua Coronel Dulcídio

O ponto principal da rua é o famoso Shopping Hauer, que ficou conhecido entre o público jovem nos últimos anos por ter o sistema de trabalho parecido com a Av. Vicente Machado, tendo foco em pessoas que gostam de realizar um happy hour após o horário de trabalho ou faculdade. Para isso, são compostos diversos barzinhos um ao lado de outro, oferecendo comidas do tipo to go, mas havendo espaço para consumo no local também. 

Créditos: Giuliano Gomes

Centro Cívico

Av. Candido de Abreu 

A Av. Cândido de Abreu é uma das principais vias do bairro Centro Cívico (proposta do Plano Agache de 1940) e é uma área pensada para o cidadão, sendo sede de boa parte dos órgãos de justiça oficiais da cidade. Devido ao fato de reunir os três poderes em uma única via e de também ter fácil acesso ao centro, a mesma acaba tornando-se movimentada e conta sempre com diversidade em hotéis, comércios, gastronomia e praças, atraindo turistas e amantes da arquitetura remetente ao modernismo, assim como Brasília. 

Créditos: Pedro Sena Melo

Alto da XV

Rua Itupava

Onde está localizada a famosa “Prainha de Itupava” é outro ponto de encontro dentro da cidade, desta vez, no bairro Alto da XV. O local é bem conhecido por gerar festas de carnaval e em todo o ano ter uma grande público por contar com mais de 30 opções entre bares e restaurantes. Já há um projeto para tornar a rua um pólo gastronômico.

Créditos: Refugio Patagonia

São Francisco

Rua Trajano Reis

A Trajano é outro ponto da cidade bem conhecido entre os jovens. Com várias opções gastronômicas e chopp barato, é uma ótima opção para quem gosta de uma agitação e interação com diversos públicos.

Rua Claudino dos Santos

No coração do Largo da Ordem, a Claudino dos Santos é uma rua em meio ao centro histórico da cidade e que abriga alguns dos restaurantes mais antigos e tradicionais de Curitiba. Além disso, conta com feirinha aos domingos de manhã, atraindo públicos diurnos e noturnos durante a semana. A apropriação da própria rua para consumo e lazer torna-a muito mais interessante, além de ter como atrativo os prédios históricos e tombados ao redor, tornando-a visual e única.

Créditos: Washington Cesar Takeuchi

Bacacheri

Av. José Gulin 

Rua com vivacidade e elementos que ajudam na interação do público visitante. O principal estabelecimento presente na rua é o Ca’dore, uma vila gastronômica ao ar livre que busca gerar integração e atrair pessoas com gostos diversos, mas com objetivo em comum: socialização e boa gastronomia!

Créditos: Kauana Bechtloff/ Paraná Portal

Santa Felicidade

Av. Manoel Ribas

Santa felicidade é um dos bairros mais tradicionais de Curitiba. Com predomínio da colonização italiana, oferece menus voltados à essa área gastronômica, tendo como um dos pratos principais, a polenta com galinha. No bairro encontram-se alguns dos maiores restaurantes de Curitiba e do Brasil, tornando-se uma opção muito forte para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cidade como um todo.

Créditos: Toshiaki Saito Filho

Av. Ver. Toaldo Túlio

Outro via importante, a Av. Ver. Toaldo Túlio faz ligação entre o Bairro Santa Felicidade a Rod. Do Café, tornando-se uma rota alternativa dentro da cidade de Curitiba para quem deseja ter acesso mais rápido até a rodovia de contorno. Nesta via, há diversidade de usos e comércios, o que gera a possibilidade de crescimento, fazendo com que os bairros em torno fiquem mais atrativos e agradáveis.

Ruas Importantes que estão em mais de um bairro

Av. Marechal Floriano Peixoto – Centro/ Rebouças/ Parolin/ Hauer/ Boqueirão

A principal via de acesso centro-sul da cidade, a Av. Marechal Floriano Peixoto é extremamente extensa e composta por diversos usos mistos e distintos, fazendo dela uma das principais vias da cidade.

Rua Padre Anchieta – Mercês/ Bigorrilho/ São Francisco

Rua bem diversificada e conhecida por seus prédios altos e seu sistema de via estrutural, com canaleta própria para o transporte público ao meio das vias de acesso ao bairro e ao centro. Um trajeto para diversas pessoas que necessitam se deslocar dentro da cidade. É bem arborizada e conta com muitas opções de comércios, serviços e opções gastronômicas, se tornando um pólo dentro de Curitiba, facilitando a vida de residentes no local.

Créditos: @conhecendocuritiba 

Av. Visconde de Guarapuava – Alto da XV/ Centro/ Batel

Via com seis faixas que conecta diversos bairros de Curitiba. Seus perímetros são compostos pelos usos e serviços encontrados na área central,  o que aumenta o fluxo de veículos transitando na área e também a procura por imóveis na região e a vivacidade urbana!

Créditos: Detran PR

VEJA TAMBÉM: Arquitetura que acolhe. Conheça cafés e docerias queridinhos de Curitiba

Givago Ferentz

Givago Ferentz é arquiteto, fundador do GivagoFerentzArquitetos, um dos escritórios mais reconhecidos do país por atuar no segmento gastronômico.