Convidamos as arquitetas Alessandra Gandolfi e Samara Barbosa para conhecer a fábrica da Roca Brasil Cerámica, uma das mais modernas do mundo
Passamos por um momento de reconexão com a casa – seja para trabalhar, estudar ou até mesmo relaxar e se divertir, nunca antes da pandemia as vidas giraram tanto em torno do lar. Para conversar um pouco sobre isso, convidamos as arquitetas Alessandra Gandolfi e Samara Barbosa para conhecer a fábrica da Roca Brasil Cerámica. Localizada em Campo Largo, a unidade da empresa que está à frente das marcas de revestimento Roca Cerámica e Incepa, é uma das mais modernas do mundo.
No bate-papo descontraído descobrindo cada detalhe da fábrica, quase toda automatizada, refletimos um pouco sobre a importância do Acolhimento, afetividade, aconchego.
Cada vez mais, o lar dos brasileiros pede por uma decoração que abrace, criando refúgios particulares nas casas de cada um. Não é a toa que cada vez mais se fala sobre um décor afetivo, capaz de trazer calma e tranquilidade. “Precisamos nos conectar com nossas casas, nos sentir bem nelas. Por isso, cada detalhe é essencial. E os revestimentos, que funcionam quase como a roupa do lar, exercem papel fundamental”, aponta Christie Schulka, marketing manager da Roca Cerámica.
Samara Barbosa destacou que estar bem dentro de casa não é replicar uma revista ou uma mostra de decoração. “O mais importante é você se sentir bem e não uma visita dentro da sua própria casa. Contratar um profissional vai fazer com que você tenha o estilo do profissional, mas com a tua personalidade”. Para ela, a lição é todo mundo colocar foco e investir no bem-estar. “Fazer essa visita na Roca e conferir todos os lançamentos foi como visitar um parque de diversões porque a gente consegue visitar os ambientes prontos e o céu é o limite”, conta.
Superformatos

Seguindo seu DNA vanguardista e de inovação, a Roca Brasil Cerámica aumenta seu portfólio de SuperFormatos. A empresa segue atenta às tendências do setor e lança no mercado dois novos tamanhos: as lâminas de 1 x 2 m e as lastras de 1,20 x 2,5 m. Junto com os revestimentos de 1,2 x 1,2 m, que já compunham seu portifólio, eles formam a atual família de SuperFormatos da empresa e atendem a diversas necessidades do mercado. “Vemos um futuro em que a execução dos projetos está intimamente ligado à uma evolução tecnológica, provendo beleza estética, arte, alta qualidade e eficiência técnica. Além disso, com uma atenção devota às questões de sustentabilidade. Com essa prerrogativa, desenvolvemos os novos formatos de lâminas e lastras para a composição de ambientes”, afirma Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica.
Pensada para facilitar o transporte e aplicação, a nova lâmina de 1 x 2 m foi concebida com uma altura que permite o transporte por elevador, evitando a necessidade do içamento. As lâminas são extremamente finas e leves, valendo-se da tecnologia Continua+, que a Roca Brasil Cerámica é a única nas Américas a possuir. Com a Continua+, é possível produzir grandes formatos com apenas 7 mm de espessura, tornando-os leves e fáceis de aplicar. “Somos a única empresa do mercado brasileiro com a tecnologia para produzir porcelanatos desse porte e com essa espessura, que garante mais leveza, facilidade de transporte e aplicação”, diz Christie Schulka.
Versáteis, os novos formatos da Roca Cerámica utilizam da impressão HD para se aproximarem da estética dos materiais naturais como pedras, mármores, cimento, aço. Podem ser aplicados em pisos, paredes ou até mobiliários, fazendo vez de tampo de mesa, por exemplo. Quando comparados com uma pedra natural, possuem mais resistência mecânica, não absorvem água e aliam beleza a um ótimo custo benefício.