Este é sem dúvida o sonho de todos os pais. Ter filhos felizes e realizados. Para ajudar as famílias nessa missão, o psicólogo, educador e escritor Marcos Meier foi convidado pelo Shopping Pátio Batel para participar de uma live essa semana. A iniciativa faz parte do projeto Conexão Pátio Batel que vem trazendo semanalmente lives com temas diversos sobre moda, arquitetura e lifestyle e desta vez a mediação ficou por conta do diretor da VIVER, o jornalista Luis Carneiro. 

Preparamos os melhores momentos desta conversa em vídeo e aproveitamos para contar que a partir da próxima quarta o Prof. Marcos Meier vai estar com a gente toda semana trazendo dicas sobre educação. Enquanto isso, fique com mais um conteúdo inspirador preparado com muito carinho para a sua família. E se você quiser conferir a live na íntegra é só acessar o perfil do Pátio Batel no Instagram.

ADIE O PRAZER

Ajude seu filho a adiar a satisfação do prazer. Ou seja, não dê tudo na hora que ele quer. Sobremesa? Só depois do almoço. Jogar videogame? Só depois de lavar a louça. Desta forma seu filho aprende a suportar a espera e não se torna um “chatão”, perturbando a cada minuto.

Dizer “espere um pouco, meu filho” é presentear a criança com uma espécie de amor que ensina a brincar sozinha enquanto você não pode responder. É dar à criança a força interna que lhe permite esperar a hora certa para comer, para divertir-se, para brincar com o videogame ou para qualquer outra coisa. Amor que ensina paciência.

Dizer “espere um pouco, meu filho” é presentear a criança com uma espécie de amor que ensina a brincar sozinha enquanto você não pode responder.

DIGA NÃO

Ajude-o a resistir às frustrações da vida. Diga não sem peso na consciência. A vida é permeada por uma série de nãos que vamos colecionando com o passar do tempo e isso jamais pode ser motivo para desespero. “Mãe, posso sair com o fulano?”. “Não, minha filha, não quero que você vá”. Ir à uma festa de adultos? Não, não vai. E outros tantos nãos. Obviamente seu filho também tem regalias e privilégios. Então qual o medo de colocar limites em uma série de outras questões? Aprender a resistir faz com que seu filho se torne uma pessoa madura, emocionalmente segura e otimista, pois sabe que o fracasso logo será substituído por vitórias.

Aprender a resistir faz com que seu filho se torne uma pessoa madura, emocionalmente segura e otimista, pois sabe que o fracasso logo será substituído por vitórias.

DIGA EU TE AMO

Tenha momentos de intimidade, interação e verbalize o quanto ele é amado e independentemente dos erros ou acertos, pois você o ama pelo que ele é, incondicionalmente. Essa certeza faz com que seu filho não necessite buscar a todo instante demonstrações do seu amor por ele, sem precisar chamar sua atenção: sem birras, charminhos ou chantagens emocionais.

DESPERTE O PRAZER DE APRENDER

Foque nos aspectos positivos de aprender. Nada de colocar medo, ameaçar ou de acreditar que seu filho possa se esforçar mais porque algo ruim vai acontecer. As pessoas mais realizadas estudam incansavelmente tudo o que diz respeito à profissão que exercem. Estudam porque gostam. É sempre bom lembrar que a persistência vem da vontade, não do medo!

É sempre bom lembrar que a persistência vem da vontade, não do medo!

ENSINE-O A PENSAR

É muito importante que as crianças sejam ensinadas a desenvolver seu senso crítico. Aprender a pensar, a opinar, a debater, a respeitar as diferenças e a reconhecer os próprios erros só é possível quando as crianças têm contato com diversas fontes de conhecimento e de opinião. Incentivar a reflexão e o questionamento em casa é fundamental para que as crianças cresçam mais tolerantes e com uma educação mais completa.

PROF. MARCOS MEIER NA VIVER

Então não esqueça, toda quarta agora tem o Prof. Marcos Meier aqui na VIVER!