Projeto de pop up store em Curitiba traz inovações arquitetônicas e tecnológicas para um cenário pós-pandemia

Um novo conceito de loja física para shoppings centers, que integra tecnologia e arquitetura para um contexto pós-pandemia, foi escolhido pelo Atelier 1901, de Curitiba, para o LABMODA STUDIO, uma pop up store – modelo de loja temporária com uma proposta específica – da LABmoda. Com múltiplos expositores para o shopping Pátio Batel, o projeto foi escolhido entre quatro finalistas por um júri técnico especializado, formado por representantes das áreas de arquitetura, moda e varejo.

A proposta vencedora, das arquitetas incubadas do Atelier 1901, Isabelly Zucco e Loren Dias, apresentou novas possibilidades de consumo dentro de um espaço físico. O destaque do projeto, chamado “Multiverso”, vai para as soluções inventivas que permitem a compra de peças de moda autoral sem a necessidade de contato com elas, incorporando ferramentas tecnológicas e de fácil acesso, como celular e tablets, para facilitar a escolha dos clientes, respeitando o distanciamento entre pessoas.

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Vestuários com câmara de ozônio para desinfecção de peças, identificação das peças e marcas por QR Code, fluxos independentes para peças que vão e saem dos provadores e outras intervenções no espaço, adaptado para necessidades do LABmoda, como desfiles, shows e outros eventos, para transmissão online, são algumas das propostas do projeto que se baseou na possibilidade de universos paralelos para criar um formato de loja adaptada para os novos tempos.

Mudança para o agora

Para o idealizador do Atelier 1901, Ismael Zanardini, os quatro projetos finalistas trazem propostas que sintetizam mudanças pelas quais o varejo já está passando e sinalizam novos contextos para o futuro.

“Os projetos desenvolvidos pelos arquitetos incubados apontam na direção de uma nova realidade de compra e venda em lojas físicas. Os quatro finalistas buscaram na inovação tecnológica e arquitetônica respostas para um desafio importante proposto pelo LABmoda, para um novo ambiente conceitual de venda de moda autoral. Mas essas respostas transcendem esse desafio e falam do varejo como um todo”, pontua Zanardini.

A pop up store do LABmoda foi projetada em um espaço de cerca de 100 m² e, para Rafael Perry, idealizador do projeto, foi imprescindível captar a essência do evento de moda autoral que, há uma década, é uma plataforma de divulgação e lançamento de criadores e designers de moda. Para ele, as propostas apresentadas também sugerem caminhos importantes para o varejo como um todo.

“Mais do que estarem aliados à proposta de uma pop up store que sirva de vitrine para criadores e uma plataforma de divulgação, com desfiles, eventos culturais, talks e outras manifestações artísticas. As soluções apresentadas não só propõem algo novo, mas indicam caminhos para aquilo que já está se tornando uma realidade”, finaliza Perry.

Confira como será a loja temporária no Pátio Batel: