Segundo dados levantados pelo site Freelancer, a maior plataforma do mundo por número de usuários e projetos publicados, houve um crescimento de 20% no número de mulheres entre os profissionais independentes registrados através do site no último ano.
Para o diretor do Freelancer para a América Latina, Sebastián Siseles, a principal explicação para que elas escolham esta forma de trabalho é porque o modelo permite trabalhar pelos objetivos pessoais e não por horários, o que facilita muito a rotina diária e a independência feminina. “A mulher atual cumpre muitas funções paralelamente – além de trabalhar, é mãe, esposa, irmã, filha. Por isso, os sistemas de trabalhos independentes permitem que ganhem dinheiro sem deixar de lado as outras atividades do dia a dia”, destaca.
Ao invés de correr de um lado para outro, a mulher freelancer pode acordar de manhã e se ocupar das tarefas familiares como, por exemplo, levar os filhos ao colégio e voltar para casa para trabalhar; sair para um jantar romântico em um dia de semana e poder cumprir com as seus horários sem a pressão de um chefe que peça para compensar com horas extras.
Além da flexibilidade, quais outras vantagens as mulheres valorizam no trabalho remoto? Confira:
1. Independência: A possibilidade de trabalhar de casa ou lugares alternativos.
2. Retorno: Em empregos de tempo integral, o trabalho nem sempre é recompensado. Mas para o freelancer, o dinheiro que você ganha é diretamente proporcional ao tempo trabalhado.
3. Capacitação: Essa forma de trabalho permite que se conquiste habilidades rapidamente. A exposição a uma grande variedade de projetos e ambientes de trabalho aceleram o desenvolvimento de novos conhecimentos, além de permitir que conheça mais pessoas e aumente sua rede de contatos.