Entidades de restaurantes e academias chagam a acordo com a Prefeitura; restaurantes vão funcionar até 22h em Curitiba e academias podem reabrir a partir de hoje

Com o aumento da expansão da transmissão do novo coronavírus na cidade, bem como do aumento de atendimentos na rede de saúde e de casos da doença, a Prefeitura de Curitiba alertou que a bandeira sinalizadora da situação da capital passou de amarelo para laranja no sábado passado (13). Este é o nível 2, de alerta médio, conforme estabelecido no Protocolo de Responsabilidade Social e Sanitária.

A ocupação dos leitos de UTI por pacientes de coronavírus chegou a 74%, a maior desde o início da pandemia e as novas medidas estabelecidas no Decreto 774/2020 entraram em vigor na segunda-feira.

Porém, após manifestações de descontentamento da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel – PR) e da Associação dos Centros de Atividade Física do Brasil (Acaf), a Prefeitura flexibilizou o funcionamento de restaurantes e das academias. Confira como irá funcionar:

Bares e restaurantes

Em reuniões realizadas nos dias 14 e 15 de junho, a Abrasel – PR, entidade que representa mais de 50 mil estabelecimentos no estado, e a Prefeitura de Curitiba chegaram a um acordo para que os restaurantes da capital paranaense voltem a funcionar com maior flexibilidade, com salões abertos até 22h.

O novo decreto vai substituir o decreto publicado no último sábado, que acabou causando espanto do segmento da alimentação fora do lar por praticamente inviabilizar economicamente os empreendimentos. “O novo decreto está quase pronto, aguardando as definições de outros setores da economia, e será divulgado nesta quarta-feira pela Secretária da Saúde de Curitiba, Marcia Cecilia Huçulak. Esse entendimento é fruto de muito diálogo, pois é disso que precisamos em um momento como esse”, comenta o presidente da Abrasel – PR, Nelson Goulart.

-VEJA TAMBÉM: Coronavírus avança e Curitiba entra no alerta laranja

De acordo com Nelson Goulart, os restaurantes serão liberados para funcionar dentro das regras estabelecidas pelas normas em rigor na cidade de Curitiba, com salões abertos até 22h e não mais apenas das 11h às 15h, como previa o decreto inicial.

Academias

Após protestos feitos por parte do setor de academias, em frente ao prédio da Prefeitura de Curitiba na segunda (15), pela liberação das atividades, foi realizada uma reunião com entidades e a Prefeitura de Curitiba. Representantes do setor de academias informaram que houve acordo para que os estabelecimentos reabram, a partir de hoje (16).

De acordo com a prefeitura, até amanhã (17), uma nova regulamentação sobre as atividades do setor durante o período de alerta deve ser apresentada.