
Crowdfundings, ou financiamentos coletivos, em português, são espécies de “vaquinhas” online criadas para arrecadar recursos em prol de um projeto ou ação. Geralmente os benfeitores recebem recompensas que variam conforme a sua contribuição. Recentemente o Hospital Angelina Caron (HAC) lançou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de financiar a pintura do corredor de acesso e toda a pediatria da instituição. “O valor arrecadado será para comprar tinta. Se conseguirmos angariar a meta mínima de R$ 10 mil, o hospital doará mais R$ 5 mil para ampliar o projeto também para as enfermarias”, explica a gerente de investimento social do hospital, Stephanie Formoso.
De acordo com a médica Sandra Melek, responsável pela Pediatria do HAC, essa iniciativa contribuirá para tornar a permanência hospitalar das crianças uma experiência mais lúdica e alegre. “É comprovado que associar a arte aos tratamentos tradicionais ajuda a criança a enfrentar o período enfermo e contribui para a estabilidade emocional.”

A ação tem parceria da Mucha Tinta, uma produtora de arte independente que conta com uma rede de artistas para realizar atividades de arte e arte-educação. Ao todo, com o financiamento do projeto, serão pintadas 350 m². Os artistas farão painéis com temas especiais para as crianças, que proporcionem as sensações de amplitude, liberdade e superação – melhorando assim a autoestima e o tempo de recuperação.
Para contribuir, acesse o site.