A médica pediatra Lenisa Lima conta como a cerâmica a transformou
COMO A CERÂMICA SURGIU NA SUA VIDA?
Eu gosto de coisas simples desde a infância. Minha avó era costureira. Gosto dessa arte simples. O artesanato das rendas, bordados, o tricô e o crochê das avós, o macramé , a costura. Os olhos já brilham. E isso me levou até a cerâmica. Já tinha uma admiração e um flertezinho. Até que um dia caiu na minha página do Instagram um workshop de cerâmica para pessoas que não tinham nenhuma noção do assunto. Sorte, não é? Era uma manhã de sábado e saí de lá já matriculada na turma de aula semanal. Eu tinha muita ideia de que isso poderia acontecer. Acabei me apaixonando pela arte da cerâmica artesanal. Acredito que é um caminho sem volta.
O QUE O TRABALHO MANUAL PROPORCIONA?
Ela me ensina diariamente, assim como minha profissão faz há décadas. Principalmente me ensina a entender o tempo: o meu e o do barro. Ter paciência. Esperar. Refazer quando trinca. Saber que não tenho todo o controle e que preciso aceitar isso. Eu acredito que todo tipo de arte, por mais simples que seja, promove a cura. Cura para a mente. Proteção para doenças mentais. O tempo que você realiza uma peça abstrai a tua mente, limpa seus pensamentos, afasta as preocupações e o stress. É um tempo só seu.
VOCÊ ESCREVEU QUE TEM SORTE POR TER DOIS BELOS OFÍCIOS. É SORTE OU CONQUISTA?
Considero realmente sorte meus dois ofícios. Sorte por ter tido a chance de escolher esses dois. Poderiam ser outros, belos também. Mas foram esses. E isso é sorte. Conquista para mim é conseguir realizá-los com o capricho e a dedicação a que me propus quando os escolhi, um trabalho diário, um caminho a percorrer.
ÀS VEZES A GENTE OUVE PESSOAS DIZENDO QUE VÃO FAZER O QUE GOSTAM SÓ DEPOIS DE SE APOSENTAREM…
Eu acho que a vida é curta e temos que tentar fazer o que nos faz feliz. Em qualquer época da vida. Acredito em planos B sim, mas não em esperar a aposentadoria para isso, até porque não sabemos se isso vai acontecer um dia. Acredito muito em encontrar a felicidade nas pequenas coisas, mas pensando bem “encontrar” talvez não seja o melhor termo. Acho que o melhor é “enxergar” a felicidade em coisas simples. Porque vamos passar por muitas situações difíceis e complicadas na vida, não vejo como fugir disso. E a vida passa rápido demais. “Quando se vê já são seis horas ….”.
A CERÂMICA JÁ ESTÁ VIRANDO NEGÓCIO?
A ideia da cerâmica é relaxamento. Treinar minha mente criativa, ver se um dia terei um estilo próprio, tentar fazer aquela peça perfeita (dentro da ideia pessoal de perfeição). É sentar no meu pseudo atelier que é a sala do quintal e fazer cada peça bem devagar, uma a uma, olhando para todos os detalhes e pensando se o resultado vai ser o que está na minha cabeça. Não é um negócio, mas tenho pedidos sim. E fico muito feliz quando alguém me manda uma mensagem fazendo um elogio, pedindo uma peça ou às vezes só engatando uma conversa sobre a cerâmica ou outra arte.
@lenceramica