Gibis produzidos pelo Sebrae/PR atraem a curiosidade dos pequenos e os incentivam a olhar para um futuro empreendedor

Muitas crianças estão em casa no momento, estudando online ou mesmo sem aulas. O desafio dos pais estão concentrados em divertir os pequenos e fazer com que elas tirem o máximo de proveito desse tempo para aprender com a situação. Mas é possível unir as duas coisas? Uma iniciativa do Sebrae/PR mostra que sim!

Com o objetivo de despertar o interesse pelo comportamento empreendedor, o Sebrae/PR elaborou dois gibis com essa temática voltado ao público infantil. O material será distribuído para mais de 160 mil alunos das redes pública e privada, que participaram do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do Programa Educação Empreendedora em 2019/2020, em 139 municípios do Paraná.  

“A intenção é dar continuidade ao trabalho e promover o desenvolvimento de competências empreendedoras, que são essenciais para a sociedade como um todo. Os alunos recebem os gibis e podem, de forma lúdica e até mesmo junto com a família, exercitar habilidades que serão importantes para a vida”, destaca o diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

De acordo com a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sônia Shimoyama, as publicações oferecerem aos alunos um conteúdo divertido e interativo, demonstrando a importância do protagonismo juvenil ao convidá-los para sonhar e acreditar em um futuro melhor.

“Esperamos que muitos aprendizados sejam compartilhados e, com isso, exista um fortalecimento da importância do empreendedorismo inovador no ambiente escolar como um todo – na gestão escolar, na formação continuada do professor, na forma de levar os conteúdos aos alunos”, explica a coordenadora. Com design atrativo e interativo, o aluno despertará competências empreendedoras e irá perceber que o assunto não é só “coisa de gente grande”.

-VEJA TAMBÉM: 4 dicas para lidar com um filho adulto dependente dos pais

Um dos gibis, destinado ao ensino fundamental I, conta a história da Júlia. Ela conversa com o Xobi, seu amigo imaginário, que a aconselha a nunca parar de sonhar, a acreditar e fazer atividades que a levem mais perto da realização desse sonho. “O conteúdo traz histórias sobre sonhos e a importância do empreendedorismo social, em material impresso para que os alunos possam ler, reler, pintar, recortar e usar a criatividade”, pontua Sônia.

O Programa Educação Empreendedora tem como objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo junto aos atores envolvidos no ensino formal, como professores, gestores, comunidade escolar e, especialmente, estudantes. No que diz respeito aos professores, mais de 3 mil docentes paranaenses poderão assistir palestras online, com o intuito de promover conteúdo relevante a eles e reforçar o objetivo da entrega dos gibis aos alunos.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, juntamente com a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sônia Shimoyama | Créditos: Luiz Felipe Miretzki