Nossas convicções não são mais importantes e nossas verdades também não servem para todos. É essencial saber que sempre vai haver alguém melhor que nós. Essa pessoa pode ser mais bela, fazer coisas incríveis, ou mesmo ter mais bens materiais. Mas isso não importa! Sempre se aceite do jeito que é e se ame acima de tudo. Entendendo isso a vida fica mais leve.
Aprenda com os seus erros e aprenda mais ainda com os erros das pessoas à sua volta. Caso você não tenha uma habilidade, será que não está na hora de aprender? E se, por acaso, você não tem um dom é preciso aceitar isso e conviver com os que têm. Quando se diz que o mais importante na vida é o que temos é a mais pura verdade! Mas também é verdade que aquilo que não temos e conseguimos com nosso esforço ganha um valor ainda mais especial. Não me refiro a bens materiais, mas a coisas subjetivas que possuem tal significado.
Com a proximidade do fim de ano, são muitos eventos, comemorações e viagens que estão por vir. Se você não está se sentindo bem, aproveite o momento, mergulhe nessas memórias e deixe-se invadir pelos sentimentos e lembranças positivas. Acredite, vai ser fantástico! Essas com certeza serão experiências positivas, mas por que não aprender a valorizar também as situações cotidianas?
Pode ser um clichê, mas funciona: nunca deixe para depois o que se pode fazer hoje. Solucione tudo o que você conseguir o mais rápido possível – claro, dentro de suas limitações. A vida agradece e responde na mesma velocidade. Mas lembre-se: não se prenda a nada que não te faça feliz e entenda que as outras pessoas também têm esse mesmo direito. Desapegue-se de certas coisas e sempre pense à frente. É impossível atingir a perfeição, mas sempre é possível melhorar. O objetivo de muitos é alcançar a felicidade, mas as pessoas se esquecem de que ela está nos pequenos gestos. O restante é distração materialista.
Por sabermos que somos únicos, muitas vezes pensamos que somos melhores ou piores do que os outros, mas ao final sempre vamos querer sentir que, mesmo com nossas inferioridades e superioridades, merecemos atenção. E esse é o motivo pelo qual as pessoas se apoiam umas nas outras, necessitando de carinho ou de um elogio. É o conhecido “é dando que se recebe”. Então, que tal fazer alguém se sentir especial hoje? Sem cobranças. Por isso você já será especial. Desenvolva a paciência com os outros e até consigo mesmo. Cada um tem sua percepção de um fato ou acontecimento, e a melhor forma de entrar em um acordo é conversando. A convenção é negociável, já o ponto de vista é inerente a cada realidade. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico! Mas, por outro lado, amar pode fortificá-lo de forma extraordinária.
Tânia Mary Gomez é presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – Humsol e vice-presidente da Femama. www.humsol.com.br