Neuropsicóloga aponta 6 dicas para ser feliz e amenizar o sofrimento mental nestes malucos

Foto: @nadalinfotografia

Sabia que hoje é o Dia Mundial da Felicidade? Apesar do cenário não contribuir muito, vamos combinar que a gente não pode nunca largar os bets, ok? Pra colocar você pra cima a gente passeou pelos perfis no Insta de alguns fotógrafos que amamos para ilustrar essa matéria. Dá uma olhadinha no trabalho dessa galera! Felicidade pura.

Foto: @ninavilasboas

Só que é claro que a gente sabe que com o anúncio de medidas mais restritivas para tentar reduzir o avanço do novo coronavírus é normal que as pessoas enfrentem períodos de medo e incerteza, especialmente diante das incertezas do lockdown. Sentimentos como o de luto, solidão, dificuldades financeiras e medo estão desencadeando problemas de saúde mental ou agravando os já existentes.

Foto: @chengnv

A psicóloga clínica e neuropsicóloga Juliana Gebrim separou algumas dicas sobre como cuidar do bem-estar mental e psicológico para encontrar mais felicidade na vida neste momento de pandemia e lockdown

Segundo Gebrim, a felicidade é um conjunto de emoções positivas que leva as pessoas a um estado de plenitude, realização e paz emocional. Para ela, é preciso praticar e reprogramar nossa mente para que a felicidade faça parte da nossa vida. 

@fotoviajante

“Isso não vai acontecer do dia para noite, é preciso praticar todos os dias. Adotar novos  hábitos pode ser a saída para não ‘pirar’ dentro de casa diante de tantas notícias ruins. O importante é criar uma rotina de alegria, que tudo irá começar a ir para frente”, orienta a psicóloga.

Quer saber como? Confira as dicas!

  1. Aprenda coisas novas e concentre-se no positivo – Aprender novas habilidades é um excelente pontapé para estimular o cérebro e aumentar a sua capacidade de adaptação. Celebrar pequenas vitórias para ver a felicidade na vida também pode ser uma saída. Muitas vezes nossas pequenas vitórias acabam passando despercebidas. Por isso, é importante separar um momento para celebrá-las.
  2. Adote hábitos saudáveis – Diversos estudos apontam a prática da atividade física aeróbica, a alimentação saudável e o sono regular como hábitos essenciais nesse processo de potencialização da capacidade cerebral. Hábitos saudáveis como a prática de atividade física durante três dias na semana, por 30 minutos, provoca resultados surpreendentes para a nossa saúde emocional dispensando, em muitos casos, o uso de medicamentos.
  3. Busque o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – Quando o cérebro se encontra em situações de estresse, ele aciona um modo conhecido por potencial de prontidão. Isso faz com que tomemos as decisões corretas e que tenhamos eficiência para encarar os momentos difíceis. Por isso, pessoas que têm coragem emocional de desafiar questões da vida seriam mais potencialmente equilibradas e com um cérebro mais forte, de modo que elas vão passar como um ‘trator’ perante as dificuldades e desafios que a vida reservar.
  4. Faça ginástica do cérebro – Exercícios e testes simples podem aumentar a capacidade cerebral ativando e estimulando diversas áreas cerebrais proporcionando novas redes neuronais. Isso mantém o cérebro mais ágil e saudável. De acordo com a psicóloga, algumas técnicas neuróbicas podem contribuir para a oxigenação dos neurônios, como por exemplo: vestir-se de olhos fechados, tocar os objetos com os olhos fechados, escrever com a mão que você não está acostumado, ler palavras espalhadas, estimular o paladar, mudar o caminho, andar de costas, tomar banho com os olhos fechados, entre outros.
  5. Seja criativo – Diversos estudos mostram que realizar atividades criativas regularmente ativa a sensação de felicidade nas pessoas e o bem-estar a longo prazo. Outra forma comprovada de estimular o cérebro é por meio da música. Segundo a psicóloga, as ondas transmitidas pelos instrumentos musicais favorecem o desenvolvimento neurológico estimulando novos caminhos e novas conexões com o cérebro. “A música tem uma sintonia muito fina que entra na nossa atividade neuronal. Logo, ao escutarmos alguém tocando ou cantando, quase todos os órgãos do nosso corpo são estimulados. Isso também potencializa as nossas redes neuronais já que estamos praticando o que chamamos de circuito das sensações”, diz.
  6. Faça terapia – Procure ajuda profissional. Com o auxílio da psicoterapia, é possível encontrar a felicidade e alcançar o bem-estar emocional e físico, além de te ajudar a ter mais autoconhecimento, autoestima e confiança.


Foto: @fercesarphotos
Foto: @managolo