Corpo_Agua do mar

 

Chega o verão e a gente quer o que? Praia! Só que enquanto estamos aproveitando esses momentos, não dá para esquecer alguns cuidados, principalmente com a pele. No geral, pensamos no básico: protetor solar e hidratante. Mas o perigo pode estar além do sol.

 

A água salgada do mar também oferece riscos à saúde da sua pele. A cosmetóloga, farmacêutica e consultora técnica da Biotec Dermocosméticos, Mika Yamaguchi, explica que o problema é a quantidade exagerada de sais, principalmente cloreto de sódio, que existe na água do mar. “Quando a água salgada entra em contato com a pele, ocorre uma desidratação caso a pele não esteja protegida. Isso porque a molécula do sal tem a capacidade de reter água do organismo, ocasionando a desidratação e consequentemente o ressecamento, dando aspecto de uma pele envelhecida”, afirma.

 


Veja também: Como escolher o protetor solar ideal


 

Por isso mesmo, a melhor forma de se proteger desses danos é se hidratar e retirar a água salgada do corpo. “Sempre que possível devemos tomar um banho depois de sair do mar. Apesar de alguns benefícios, a água salgada pode ser um grande vilão para a pele, principalmente nesta época do ano”, alerta. Outra dica é utilizar o bom e velho protetor solar antes e depois de entrar e borrifar uma água termal constantemente.

 

Com essas atitudes você se protege da desidratação e de muitos outros problemas. “O sal tem a capacidade de retirar toda a camada de proteção da pele, favorecendo o ressecamento, a queimadura solar e o envelhecimento extrínseco da pele”, ressalta Mika.