Que moda e decoração andam juntas não é nenhuma novidade. Em total sintonia com o décor, a moda é facilmente percebida nos acessórios e nos tecidos que ornamentam os ambientes, transformando a casa em um espaço confortável e, ao mesmo tempo, cheio de estilo. A mistura de referências entre esses dois universos já acontecia desde a época do império, quando os tecidos das roupas eram utilizados nas cortinas da realeza.

Hoje, com a moda cada vez mais democrática, é natural que os tecidos também sigam essa tendência. “Os tecidos são mais versáteis e funcionais para atender a qualquer espaço da casa. Eles revestem estofados, almofadas, cortinas e paredes, permitindo resultados incríveis, pois a gama de materiais e de estampas ajudam a imprimir muita personalidade aos ambientes”, explica a proprietária da Casanova Mercês, Eliane Charneski.

 

 

Versatilidade na cortina

Além de bloquear o sol, trazer privacidade, conforto acústico e visual, as cortinas dão charme e requinte a qualquer ambiente. “As cortinas devem ser feitas combinando com o restante do projeto. Por isso, é importante escolher bem na hora de definir modelo, cor, comprimento e quais acessórios serão utilizados para ficar em harmonia com a decoração”, explica Eliane.

“As cores neutras, branco, bege, marfim, são as mais utilizadas. O toque da cor pode ficar nos xales laterais que vão enriquecer e encorpar a cortina”, fala Eliane. “Este ano o rosa quartz está em alta na decoração e é indicado para aqueles que procuram suavidade e neutralidade no espaço. Cores fortes como o amarelo e azul cobalto também estão presentes. Mas independentemente da escolha é imprescindível que a opção reflita sempre a personalidade e o estilo dos moradores”, reforça Eliane.

Acerte o tom no revestimento

Quando se fala em revestimento de estofados, poltronas e pufes é a mesma coisa. “A malha que reveste o sofá deve ser definida de acordo com uma série de fatores. Para peças maiores, cores neutras que são sempre atemporais e nunca enjoam. Já as cores vibrantes ou estampadas ficam excelentes nos acessórios ou peças menores.”

“É importante, além da questão da cor e da beleza, considerar o ambiente que será utilizado o tecido para atender às necessidades do morador”, complementa Eliane.

Para quem está em dúvida com o décor é possível emprestar amostras de tecidos e de papéis de parede para fazer um test drive em casa. A proprietária explica ainda que buscar orientação é o melhor caminho. Afinal, não é todo dia que se troca a decoração. “Existem excelentes profissionais que ajudam neste momento. Então, por que não investir?”.

E na parede?

Eliane explica que os papéis de parede conferem efeitos únicos aos ambientes e a combinação de cores, desenhos e texturas atribuem estilo. “A diversidade de padrões e a facilidade de instalação fazem dos papéis de parede a escolha certa para a decoração de interiores. Hoje é a melhor opção quando se refere à beleza e durabilidade.”

Eliane Charneski, proprietária da Casanova Mercês, explica como usar tecidos na decoração (Foto: Mariana Barcellos)
Eliane Charneski, proprietária da Casanova Mercês, explica como usar tecidos na decoração (Foto: Mariana Barcellos)

Acerte na escolha do tecido

Deixe o espaço ainda mais charmoso com a opção certa para cada ambiente. Conheça algumas dos mais procurados.

Suedes

É muito utilizado e é super confortável. São tecidos sintéticos e de toque aveludado. Ideais para estofados que ficam em salas de estar e homes.

Veludo

Se o calor não incomodar, invista nesse tecido para garantir elegância e sofisticação ao ambiente. Ele é confortável, agradável e com toque macio.

Linho

Se você procura praticidade e modernidade o tecido de linho com seu toque rústico é ideal. Dessa forma o ambiente terá um charme todo especial. Pode ser usado em estofados e cortinas. Além dos linhos 100% de fibra natural, existem opções mistas que usam poliéster e algodão.

Jacquard

Muito utilizado para estofados, o tecido obtido em tear de jacquard pode se enquadrar em uma linha especial. Ideal para espaços sofisticados, pois é um tecido mais grosso de aparência exuberante.

Tecido blackout

É ideal para vedar a luz. Hoje existe uma infinidade de opções com cores e estampas para dar um ar intimista e aconchegante as cortinas, nada como aquele “plástico” de antigamente.

Seda

As cortinas feitas em seda são sinônimos de requinte. Aposte nesse tecido se quer deixar o espaço ainda mais nobre. As sedas de base dubladas são resistentes e podem ser utilizadas também em poltronas, cadeiras e até mesmo em sofás.

 

CASANOVA MERCÊS

Av. Manoel Ribas, 1860 | Mercês

(41) 3335-3456