A cirurgia plástica é muito mais que vaidade: é um caminho que pode levar a uma vida com mais autoconfiança e amor-próprio

Muitas pessoas julgam a cirurgia plástica como algo desnecessário e que apenas modifica a aparência exterior do corpo. No entanto, quando conversamos com um  indivíduo que tenha realizado um procedimento estético que tanto desejava, verificamos que a cirurgia plástica promove a autoestima e devolve a autoconfiança a quem necessita. 

Antes de qualquer etapa rumo à sala de cirurgia, é preciso que o médico estabeleça uma relação de respeito e confiança com seu paciente. Geralmente, quando o indivíduo está insatisfeito com alguma parte de seu corpo, há uma questão de baixa autoestima relacionada a esse sentimento. Cabe ao profissional de saúde ter sensibilidade para identificar e compreender as inseguranças que permeiam a decisão de realizar a cirurgia, além de idealizar a melhor maneira de ajudar a resolver essa insatisfação. Assim, é possível que cirurgião e paciente trabalhem juntos para decidir os melhores métodos e técnicas que garantirão o tão sonhado resultado.

Para cumprir esse propósito, a cirurgia plástica requer uma série de critérios que devem ser seguidos à risca pelas duas partes envolvidas. Tanto o paciente quando o profissional de saúde devem estar atentos e seguir as regras que garantirão os resultados positivos.

A primeira delas se refere à segurança: todo e qualquer procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em ambientes cirúrgicos, isto é, que estejam preparados para oferecer todo o conforto e segurança necessários aos pacientes antes, durante e após o procedimento. 

Além de procurar um profissional devidamente qualificado, é importante que o paciente se atente às técnicas utilizadas pelo cirurgião antes da cirurgia. Como a área de procedimentos estéticos é constantemente estudada e atualizada, é imprescindível que o paciente encontre um profissional que esteja atualizado e domine as melhores técnicas, para garantir uma cirurgia de resultados satisfatórios. 

Pensar em cirurgia plástica, hoje, é pensar em uma alternativa na busca pelo bom relacionamento com o seu corpo. Ao escolher um cirurgião plástico responsável e qualificado, o paciente conquista um aliado que facilitará a busca por mais autoaceitação e amor-próprio. 

O resultado de uma cirurgia plástica é muito maior que um procedimento estético. Quando realizada por um profissional competente, que acredita no seu papel de cirurgião plástico, que é o de proporcionar o bem-estar e a autoestima às pessoas, a cirurgia plástica promove transformações que vão além daquelas vistas a olho nu: ela permite que o paciente comece a amar e respeitar o seu corpo, estimulando sentimentos positivos relacionados à autoestima − fenômeno que beneficiará o paciente por toda a sua vida.