Além de apostar na beleza, estúdio de design curitibano tem olhar para o bem-estar social e sustentabilidade   

Ela é historiadora por formação, mas foi num cantinho da casa, dividindo a oficina com o pai-inventor, que está construindo um avião monomotor, que Juliana Schlichting resolveu dar asas ao seu sonho. A marca curitibana Guria Marcenaria nasceu da vontade de produzir peças artesanalmente, com uma pegada “Slow Design”. Tudo é feito para priorizar a utilização de matérias-primas locais e valorizar a reciclagem, sempre com uma preocupação com a vida útil do produto final.

Como nada cai do céu, além do seu repertório cultural, ela estudou design de mobiliário e fez um curso prático de marcenaria no Centro de Criatividade de Curitiba. Em sua pequena marcenaria, ela compõe peças diferenciadas como seu marido, Diogo Santos, prezando por um traço limpo e ousado. 

Entre as criações da marca curitibana destacam-se as luminárias Orvalho, que trazem a suavidade de uma gota aliada à iluminação indireta e uma série de produtos que apontam para o bem-estar social e do meio ambiente em todo o processo de criação.

Em tempos de pandemia, as vendas da Guria Marcenaria cresceram 50% em 2020 em relação a 2019. Toda a venda é realizada por e-commerce, próprio e de parceiros. Quer saber a nossa aposta? É que esse voo está apenas começando.   

Como a marcenaria começou?

Resolvi criar um pequeno atelier no quartinho da bagunça da casa dos meus pais logo que descobri a minha paixão pela marcenaria. Meu pai como um bom inventor, que está construindo um avião monomotor, já tinha algumas ferramentas. Mas era necessário organizar e otimizar o cômodo que tinha apenas 8 M².

Comprei mais algumas ferramentas e coloquei a mão na tábua. Apesar de muito pequeno, foi possível criar e produzir neste espaço onde meu pai também confeccionava as peças do avião que construía na garagem ao lado. Durante três anos a Guria funcionou dividindo o espaço com a oficina aeronáutica. Sem dúvida nenhuma, foi muito valioso o aprendizado com meu pai neste período.

Quais os maiores destaques até hoje? 

Acredito que todo dia realizamos pequenas conquistas encantando novos clientes. Mas o primeiro grande destaque foi quando mesmo antes de ter lançado um produto para venda, já tínhamos uma peça finalista no maior prêmio de Design de Mobiliário da América Latina, o Salão Design. Depois deste fomos selecionados para mais 4 prêmios. Na 6ª edição do Prêmio do Objeto Brasileiro fomos o estúdio com maior número de peças escolhidas pelo júri. E no Prêmio Brasil Design Award fomos premiados na categoria utensílios domésticos com o Descanso de Mesa TEC.

Quais os maiores desafios do empreendedorismo para uma mulher e o que você faz para superar?

Empreender por si só já é um grande desafio. É preciso estar ligada o tempo todo e saber lidar com o acúmulo de diferentes funções. Porém sendo mulher a sensação é de que o desafio é duplo: volta e meia me deparo com a postura de alguns homens que não conseguem entender que estou à frente de um negócio tradicionalmente ocupado por homens. Sempre preciso provar que sei do que estou falando.

Mas este desafio vai além do empreendedorismo. No mundo do Design as mulheres, são sempre lembradas no dia 08 de março, mas durante o resto do ano a predominância é dos homens no cenário nacional. Uma simples busca no Google a gente consegue ver nitidamente essa discrepância.