O mercado da arquitetura é extremamente amplo, concorrido e se atualiza constantemente, relevando e prevendo tendências. Nos últimos anos, alguns escritórios novos vêm ganhando força e alcançando grandes públicos, realizando trabalhos de destaque em Curitiba e no mercado nacional.

Com base nisso, listamos 7 escritórios de arquitetura curitibanos mostrando sua história, vida profissional dos arquitetos, área de atuação e projetos de sucesso. Confira:

Moca Arquitetura

Comandado pelas arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, o escritório Moca pode ser descrito como um dos mais interessantes da cidade. Sempre pensando em arquitetura afetiva, seus projetos são extremamente detalhistas, harmoniosos e aconchegantes. A Moca é voltada para arquitetura comercial e residencial, sempre com ideias cheias de vida!

Entre os projetos mais conhecidos estão os cafés: foram as arquitetas da Moca responsáveis pelo Orna Café, Botanique Café Bar Plantas e a Bonin Bakery.

Botanique | Créditos: Eduardo Macarios

Studio Boscardin.Corsi

Atuante desde 2013, sob comando dos sócios Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi, seu principal conceito é o de arquitetura contemporânea e atemporal. Os arquitetos acreditam na sensibilidade das personalidades diversas, além da importância da experiência do espaço. O Studio foca em arquitetura comercial e residencial.

Com muitos elementos neutros e minimalistas, Ana Carolina e Edgard são os responsáveis por espaços como a The Coffee, V Wine Bar, Ben-Café e apartamento VF.

The Coffee | Créditos: Eduardo Macarios

Giuliano Marchiorato Arquitetos

Giuliano é um arquiteto jovem, com várias premiações e experiências internacionais. Formou-se pela Universidade Positivo e é um dos arquitetos curitibanos que vem ganhando destaque no mercado. Fundador de seu próprio escritório, ele tem como foco principal projetos de residenciais e projetos comerciais de referência.

Entre as realizações únicas estão o Ap.Pipa, Loft Batel, Vida Urbanismo e o Dio Wine Bar.

Loft Batel | Créditos: Eduardo Macarios

Solo Arquitetos

A Solo iniciou os trabalhos em 2015, contando com uma equipe de 6 arquitetos que já haviam trabalhado juntos eu outros escritórios, projetos autônomos e concursos. O escritório valoriza o diálogo para a resolução de problemas, com uma gama de projetos muito diversificada, desde o residencial ao corporativo.

Entre os grandes projetos estão o residencial Ícaro, o restaurante Marú e a Cookie Stories!

Cookie Stories | Créditos: Eduardo Macarios

Y Arquitetos

“Habitar, trabalhar, expandir, transformar”. Esse é o lema da Y arquitetos. O “Y” significa que é algo fora do comum dos brasileiros (como a próprio letra), traduzindo que os projetos são pensados de outra maneira, não convencional. O escritório, comandado pelos amigos Pedro Sunyé e Lucas Issey, é especializado em projetar momentos que questionam a tradição, com o intuito de diversificar e inovar Curitiba.

Além da área comercial, também produzem projetos residenciais e institucionais, sempre com peças-chave para atrair a atenção do público!

A Y Arquitetura é responsável pela Casa Melo, o bar Ananã, a hamburgueria Whatafuck, entre outros. Os elementos são pensados para a noite curitibana, muitas vezes em ambientes de rua e sistemas to go.

Bar Ananã | Créditos: Divulgacão

Elmor Arquitetura

Jorge Elmor formou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 pela UFPR. É fundador do escritório e já passou por diversas experiências internacionais, classificando-o como um dos arquitetos que mais conhece um pouco de cada local e de cada situação. A equipe de Elmor é especializada em projetos comerciais, residências e institucionais.

Para eles, a arquitetura está além da funcionalidade, é preciso priorizar a sustentabilidade. Além disso, possuem uma marca de design, ligada ao escritório.

Entre os grandes projetos é possível citar os residenciais R105 e 078, além do espaço da LaborClin.

LaborClin | Créditos: Divulgacão

Givago Ferentz Arquitetos

Por fim, mas não menos importante, temos Givago Ferentz para fechar a lista de escritórios. Fundado há 7 anos, é comandado pelo arquiteto de mesmo nome da empresa e funciona como um local voltado à arquitetura de projetos comercias de gastronomia, interpretando qual a necessidade de cada cliente.

Estabelecido no mercado já há algum tempo, Givago tem estilo contemporâneo/ industrial, muitas vezes indo para um lado mais rústico ou classicista, buscando realizar projetos afetivos e que façam florescer a melhor experiência para cada pessoa no local.

Jack Pizza, Briele Gelato e Café, confeitaria Anne Schuatz e Café do Viajante são alguns exemplos de locais com projetos do escritório.

Café do Viajante| Créditos: Fernando Zequinão
-VEJA TAMBÉM: 6 lições que o mercado deve aprender com a pandemia