Curitiba já entrou em Bandeira Amarela. Shoppings, restaurantes, parques e academias já podem ser frequentados, seguindo todas as medidas de segurança. E, depois de tanto tempo em casa, que tal curtir um pouco nossa vizinhança?! O Paraná está cheio de cantinhos para você conhecer, a maioria a menos de 2 horas de Curitiba.

Pensando nisso, separamos alguns destinos para te mostrar que é possível viajar pelo nosso próprio estado em um bate e volta de fim de semana! Confira:

Morretes

Entre a Serra do Mar e o Litoral Paranaense se encontra Morretes. Conhecida pelos casarões preservados e restaurantes, que têm o barreado como prato típico, é ideal tanto para quem quer descansar em meio a natureza como quem está indo atrás de aventura em cantos inexplorados e nas belezas naturais do imponente Marumbi e do Rio Nhundiaquara.

O melhor jeito de ir para a cidade é de trem, em um passeio de aproximadamente uma hora e meia. E atenção: a cidade já está recebendo turistas desde o começo de agosto, mas somente nas sextas, sábados e domingos. Também para entrar em Morretes será necessário um cadastro prévio. É preciso acessar o site www.morretesdestinocerto.com.br e escolher qual serviço vai usufruir. Feito isso, imprimir ou salvar o seu “QR CODE” no celular e apresente na barreira sanitária no dia escolhido para o passeio.

Créditos:  @celso__domingues

Colônia Witmarsum

Ir para Colônia Witmarsum é como fazer uma viagem no tempo. A 60km de Curitiba, na cidade de Palmeira, a Colônia é um pedacinho intocado da Alemanha.

A arquitetura, a gastronomia e os costumes da colônia possuem traços germânicos fortes, heranças de imigrantes que chegaram nos anos 30 e constituíram famílias na região. Com ar bucólico e acolhedor, Witmarsum é um perfeito para bate e volta em um sábado ou domingo ensolarado. Além da excelente gastronomia, tem experiência para os pequenos também:  a minifazenda Witmarzoo. Um local onde as crianças podem ter contato com filhotes de cabras, brincar em uma tirolesa infantil, andar de trator, passear com pônei e alimentar galinhas.

Para evitar aglomeração, é indicado fazer com antecedência sua reserva nos restaurantes locais, além de o uso de máscara ser obrigatório!

Créditos: @lecker_witmarsum

Lapa

A 82km de Curitiba, em uma viagem de aproximadamente uma hora e meia é possível checar no município de Lapa. Considerada uma das cidades mais antigas do Paraná, o local é cheio de história! Por exemplo, no Centro Histórico existem marcas nas ruas e residências do bairro que lembram um episódio da trajetória política brasileira do Cerco da Lapa. A Lapa foi uma das responsáveis pelo fim da Revolução Federalista, em 1894, freando o avanço dos sulistas maragatos, comandados, que já haviam tomado Curitiba.

Entre os pontos turísticos imperdíveis estão a Gruta do Monge, que, segundo a história que contam, o monge João Maria D’Agostinis viveu numa gruta na montanha com formações rochosas. O Theatro São João, espaço que tem a fachada amarela e o interior feito de madeira e que funciona até os dias de hoje. E o Museu Histórico, que se encontra ao lado do Theatro São João. Lá, estão gravuras e peças raras que relembram o combate Cerco da Lapa. Fica a dica também para conhecer os restaurantes locais de comida tropeira!

Campo Largo

A apenas 35km de Curitiba, existe um pequeno oásis chamado Salto Boa Vista. O local possui 38 metros de queda d’água, sendo a maior cachoeira da região metropolitana de Curitiba. A estrutura do local é completa, só é preciso levar sua própria comida e bebida e o acesso para a cachoeira é pela Estrada do Cerne, Km 34. A entrada custa R$ 10 e o local é aberto no final de semana das 8 às 18 horas.

Fica a dica para os praticantes de rapel! Já quem curte um passeio mais tranquilo, o local rende lindas fotos.

Créditos: @saltoboavista

Ilha do Mel

De nome, todo mundo conhece a Ilha do Mel. Mas você já foi visitar esse pedacinho do nosso litoral?! A Ilha do Mel é parada obrigatória para todo curitibano que curte uma praia.

Formada basicamente por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, o lugar se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Entre seus passeios mais visados, estão as suas belas praias, a Gruta das Encantadas , o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.

A viagem saindo de Curitiba é de aproximadamente 130km e o acesso à Ilha é feito por barcos que saem das cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná.