Criado pela UNESCO, em 2012, o Dia Internacional do Jazz nasceu com objetivo lembrar a importância deste gênero musical e o sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. Desde então, o dia 30 de abril tem sido destinado a lembrar a produção de grandes artistas, como Louis Armstrong, Duke Ellington, B.B King, Ray Charles, Count Basie, Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Miles Davis e John Coltrane, além das divas Billie Holiday, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e Nina Simone.
Para comemorar a data conhecida mundialmente, separamos 3 lugares para comemorar com muita música e comida:
Full Jazz Bar
Ambiente elegante, música de qualidade e uma experiência gastronômica diferenciada são as apostas do Full Jazz Bar, casa temática localizada no coração do Batel. A decoração e a gastronomia inspirada na cultura de New Orleans são diferenciais, mas o destaque fica por conta da agenda musical. As apresentações ao vivo de quinta a sábado tornam a casa uma referência na noite curitibana. No palco do Full Jazz Bar se revezam os melhores intérpretes do país no Jazz, Blues, Black Music, Soul, MPB, Bossa Nova, entre outros estilos.
Onde: R. Silveira Peixoto, 1.297 – Batel
Dizzy Café Concerto
Um piano de cauda disposto no meio de um dos ambientes deixa claro que aqui a música tem papel de destaque. Comandado pelo pianista de jazz Jeff Sabbag, o lugar é destinado a apresentações de música brasileira, blues e do gênero do trompetista Dizzy Gillespie, homenageado no nome da casa. Os shows começam por volta das 21h ou 22h.
Onde: R. Treze de Maio, 894 – Centro
Bar do Fogo
No coração da rua São Francisco, o bar traz um misto de boas cervejas, lanches saborosos e jazz, estilo musical explorado às terças e quintas-feiras. Na quinta, quem geralmente faz o som é o renomado Paulinho Branco, um dos precursores do jazz em Curitiba. Na terça, músicos da cidade e convidados costumam variar, trazendo cada um seus distintos repertórios. Sempre a partir das 20h até às 22h30.
Onde: R. São Francisco, 148 – Centro